A Varig Log transportou há poucos dias 30 toneladas de um satélite do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) de São Paulo para Beijing, na China. O satélite é o terceiro de um pacote negociado dentro do acordo de cooperação assinado em 1998 entre Brasil e China, para o desenvolvimento de operações de sensoriamento remoto.

Para este transporte foi utilizada a aeronave cargueira MD11F com capacidade total de 90 toneladas. A VARIG LOG é a única entre as empresas de carga aérea latino-americanas a operar com aeronaves desse porte. O agente de cargas Logimasters Dachser é parceiro da Varig Log nessa operação.

O Programa CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite /Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), resultado do acordo entre os dois países, coloca o Brasil entre as nações que detém a tecnologia do sensoriamento remoto, estratégica para o monitoramento ambiental, aplicações como em mapas de queimadas e desflorestamento da região amazônica, e estudos na área de desenvolvimento urbano nas grandes capitais do País. Já foram lançados dois satélites (o CBERS-2 está em órbita desde outubro de 2003) e serão outros três até 2011.