A concessionária Ecovias começou a substituir a sinalização das pistas marginais do trecho de planalto da via Anchieta, a partir de ontem (11/03). O objetivo é adaptar as vias ao novo limite de velocidade, que será de 90 Km/h, a partir de 1 de abril. A redução da velocidade no trecho é o resultado de três meses de estudos em conjunto com a Artesp (Agência Reguladora dos Transportes do Estado de São Paulo) e DER (Departamento de Estradas de Rodagens) e atende a necessidade de readequar o trecho a uma nova realidade da região. \”Com o crescimento dos bairros próximos, verificamos um tráfego urbano nas marginais da Anchieta. As pistas são utilizadas como avenidas\”, argumentou o Gerente de Atendimento ao Usuário da empresa, Sidnei Torres.

Outro fato relevante é que no trecho de 14 km das marginais, existem 16 interferências com entradas e saídas para bairros na pista sul e outras 13 na pista norte. \”A maioria dos acidentes é causada por motoristas que dirigem em alta velocidade, e se chocam na traseira de outros veículos que reduzem para acessar os bairros. Com os motoristas dirigindo em velocidade reduzida, as chances de isso continuar serão menores\”, explica Torres. Em 2007, a Ecovias registrou 692 acidentes na pista sul e 687 da pista norte, sendo a colisão entre dois veículos o tipo de ocorrência mais comum, em 70% dos casos.

Com o novo limite de velocidade, as pistas marginais da via Anchieta se igualam a outras pistas do Estado de São Paulo com as mesmas características, como as marginais dos Rios Tietê e Pinheiros.