Consórcio é formado por nove empresas de São Paulo e Paraná

1670Com o desconto de 42,3% sobre o valor-teto de pedágio, o consórcio Planalto venceu sete concorrentes na disputa pela BR-050, entre eles grandes empresas, como a CCR e o grupo Odebrecht/Invepar. O consórcio é formado por nove empresas de médio e pequeno porte de São Paulo e Paraná, das quais apenas uma já foi sócia de concessões rodoviárias. A grande maioria trabalha para concessionárias e governos na implantação de estradas, principalmente paulistas.

\”Já que fazemos para os outros e temos tido uma receptividade boa no serviço, por que não fazemos para nós mesmos e para a população, para engrandecer a gente e o país em termos de qualidade?\”, disse Carlos Eduardo Prado, gerente do consórcio.

Segundo Prado, o consórcio não teme o fato de que a companhia terá, agora, que enfrentar a burocracia do governo para conseguir licenças e desapropriações. Segundo ele, a intenção é antecipar para até 12 meses o cronograma de duplicação. Pelo edital, os primeiros 10% de duplicação têm que ser feito até 18 meses após a assinatura do contrato, que deve acontecer até o fim do ano. Só após essa etapa se pode cobrar pedágio.

Deságios – Das propostas apresentadas, quatro propunham deságios entre 34,5% e 37%. O desconto da Planalto é um pouco superior ao que o ministro César Borges (Transportes) projetava e perto da média de deságios que prevaleceram nos leilões rodoviários nas últimas duas décadas.

O preço por 100 quilômetros, de R$ 4,53, ficou abaixo da média das rodovias federais (R$ 5,20), mas acima das concessões do governo Lula (R$ 3,40). A média das concessões do governo Fernando Henrique é de R$ 9,00.

Da Folha de S. Paulo