No primeiro semestre de 2009, a Ford aumentou em 2,3 pontos percentuais as vendas no varejo, com isso, sua participação no mercado de caminhões cresceu em 19,5%. A marca encerrou o semestre com um volume 6,7% menor, resultado que, de acordo com a montadora, se deve ao crescimento de leves e médios. As vendas de caminhões leves da Ford passaram de 2.759 para 3.117 unidades e elevaram a sua participação de 22,8% para 28,7% na comparação entre os mesmos períodos de 2008 e 2009. O principal destaque foi o modelo Cargo 815e, que cresceu de 864 para 1.253 unidades, seguido pelo Cargo 712, com um avanço de 341 para 576 unidades. No segmento de semileves, o modelo F-350 continuou a ser o líder absoluto, com 47,4% das vendas, cerca de 1% a mais que no ano passado, e um volume de 1.010 unidades. No segmento de médios de 13 toneladas 4×2, o Cargo 1317e cresceu de 685 para 760 unidades e aumentou a sua participação de 19,3% para 21,9%. No segmento de 15 toneladas, as vendas do Cargo 1517e subiram de 221 para 281 unidades, elevando a sua participação de 11,5% para 18,5%. O segmento de caminhões trucados 6×2 de 24 toneladas continuou a ser o terceiro maior do mercado. A queda de volume foi geral, mas os modelos Cargo 2422e e 2428e aumentaram em 1% sua participação, para 18,4%. No segmento de traçados 6×4, o Cargo 2628e foi o líder do segmento, com 682 unidades e 18,3% de participação.