Dos 15.546 veículos de carga e passageiros na faixa de 3,5 a 5 toneladas de PBT licenciados no primeiro semestre deste ano, 5.419 são produtos Mercedes-Benz da linha Sprinter. Para o pessoal de vendas e marketing da montadora, o resultado é fruto de ações como campanhas comerciais, demonstração de veículos nas frotas dos clientes e também participação em eventos do segmento de veículos comerciais.
O número animador de emplacamento de veículos da linha Sprinter (chassi-cabine, furgão e van de passageiro) obtido na primeira metade do ano está acima das expectativas esperadas pela Mercedes-Benz.
O diretor de vendas e marketing vans Mercedes-Benz do Brasil, Jefferson Ferrarez, contou que esse resultado se deve também a outros fatores, como a infração e juros relativamente controlados; taxas de financiamento mais acessíveis e até mesmo o retorno da confiança dos clientes para renovar a frota, embora esteja voltando lentamente.
Outros pontos citados por Ferrarez são atribuídos ao consórcio, pois segundo ele, essa modalidade cresceu 7% na linha Sprinter, com previsão de mais crescimento no segundo semestre deste ano. Ele citou também a necessidade de renovação de frota, diante do custo de manutenção dos veículos com maior tempo de uso, como outro fator que ajudou a alavancar as vendas de chassi-cabine, furgão e vans de passageiros.
Apesar de as vendas dessa categoria de veículos comerciais virem crescendo desde 2017, Ferrarez lembra que este ano o mercado não deverá superar ainda as 44.175 licenciadas em 2014. No entanto, ele estima um mercado total entre 35 e 40 mil unidades para este ano, das quais tem expectativa de que cerca de 13 mil sejam da marca.
Prazo de entrega – Produzida na Argentina, a linha Sprinter comercializada no Brasil exige espera de até seis meses. Porém, esse prazo é mais comum geralmente para as vans de passageiros, porque de modo geral são 40 dias para furgão e cerca de 30 dias para os modelos chassi-cabine.
Atualmente, 85% de toda a produção de Sprinter são destinadas ao mercado brasileiro e o mercado da marca se divide em 50% vans de passageiro, 35% furgão e 15% chassi cabine.
Das 5.419 unidades Sprinter licenciadas no primeiro semestre deste ano no Brasil, 799 são chassi-cabine, contra 499 emplacadas no mesmo período de 2018. Vans de passageiros responderam com 2.634 unidades e os furgões, 1.986.
“Os excelentes números alcançados no primeiro semestre confirmam que nossa estratégia para conquistar novos clientes segue fazendo diferença”, declarou Ferrarez.