A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de anunciar a Baterias Moura como a mais nova integrante do consórcio modular na fábrica de Resende/RJ. A missão da fabricante de baterias será cuidar de processos específicos do e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico do Brasil, cujo lançamento é esperado para este mês.
De acordo com a VWCO, além de integrar o e-Consórcio, a empresa passa a fazer parte do Consórcio Modular e se junta aos demais parceiros da montadora. Também reforça a importância da área de novos produtos da planta de Resende com um importante centro de desenvolvimento da eletromobilidade.
É atribuição da Moura será fornecer sistemas de baterias de lítio e seus componentes, em parceria com a CATL, e ser responsável por diversos processos relacionados à mobilidade elétrica, tais como montagem, parametrização e testes dos sistemas elétricos do e-Delivery.
Conforme destacou Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, desenvolvido há 25 anos na montadora agora o Consórcio Modular é coroado com um feito pioneiro, a manufatura de veículos elétricos ao lado de parceiros de peso como a Moura. “Juntos avançaremos no desenvolvimento da mobilidade elétrica no Brasil”, afirmou o executivo.
De acordo com a VWCO, a produção em série dos primeiros caminhões elétricos e-Delivery começará ainda neste semestre na fábrica-laboratório, instalada no complexo produtivo em Resende, chamado de Planta Piloto. Trata-se, segundo a empresa, de uma etapa experimental iniciada no ano passado.
Nessa fase ocorre a definição e confirmação do processo produtivo e treinamento dos processos. Por meio desse mapeamento está sendo realizada a adequação das linhas que abrigarão a produção em série do caminhão elétrico, inédito na fábrica de Resende e no Brasil.