Terceira marca em volume de vendas de caminhões semipesados da linha VM, em 2020, com o total de 1.817 unidades licenciadas, posição inalterada até o fechamento dos quatro primeiros meses de 2021, a Volvo acaba de anunciar reforço na produção para atender o crescimento de vendas do modelo.
A versão mais emplacada do VM é a de 270cv 6X2, porém, o VM 330 8×2 bitruck tem crescido na preferência dos transportadores, destacou Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da montadora.
Para atender a demanda de vendas do modelo, a Volvo retomou o segundo turno de trabalho para a linha de montagem do VM e das demais versões semipesadas.
“Estamos adequando nossa produção à forte demanda dos clientes por esse modelo, que vem crescendo de forma consistente desde o ano passado e continua dando sinais positivos em 2021”, declarou Cavalcanti.
O crescimento de vendas da linha VM já havia sido registrada em 2020 com avanço de 24% no volume de emplacamentos. Nos 12 meses do ano passado foram emplacadas 2.221 unidades VM. As concorrentes mais próximas, Volkswagen e Mercedes-Benz, atingiram, respectivamente, 11.309 e 7.464 unidades licenciadas no período.
Ainda sobre a linha VM, Cavalcanti destacou tratar-se de caminhões versáteis facilmente adaptáveis às diferentes necessidades de transporte em rodovias, áreas urbanas ou aplicações vocacionais.
“Ele conquistou gradativamente a preferência dos transportadores, principalmente devido ao baixo consumo de combustível e reduzido custo de manutenção”, concluiu Cavalcanti.
De acordo com o vice-presidente de manufatura da Volvo, Cyro Martins, a linha de montagem do VM já tinha operado em dois turnos antes, entre 2011 e 2015.
“Nossa fábrica passa a ter todos os processos de manufatura de caminhões, motores, caixa de câmbio e cabines em dois turnos de produção”, afirmou.
Junto com o retorno do segundo turno, a Volvo celebra a produção de 70 mil unidades do modelo. “O VM número 70 mil é um caminhão rígido, com motor de 270cv 6×2, justamente o modelo mais vendido desta linha”, comemora Martins.