A Volvo dispensa 208 funcionários da fábrica de Curitiba/PR devido a queda na venda de caminhões enfrentada pela montadora. Segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a Volvo cresceu 24,5% em 2011, porém suas vendas despencaram 19,4% nos cinco primeiros meses desse ano, passando de 7.137 para 5.750 unidades no período.
De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), dos 540 contratos temporários que se encerraram na última segunda-feira, 155 não foram renovados pela empresa. Além disso, 53 funcionários efetivos foram demitidos.
Segundo o diretor de mobilização do SMC, Nélson Silva de Souza, os dispensados terão direito a 90 dias de plano de saúde e benefício em dinheiro, já os temporários receberão o equivalente a um salário nominal; e os efetivos, de 2,5 a quatro salários, conforme o tempo de empresa de cada um. O sindicalista destacou que, apesar do desligamento de mais de 200 pessoas, a Volvo decidiu contratar 385 daqueles 540 temporários e tem agora cerca de 3,6 mil efetivos na área de produção.
Fonte: Gazeta do Povo/PR