1976Desenvolvidos para atender condições severas de operação, a linha de caminhões Volvo FMX tem se destacado nos segmentos de construção, mineração, cana-de-açúcar e florestal. De acordo com a companhia, os modelos da marca encerraram 2015 com 27,7% de participação de mercado e este ano já atingiu 21% nos primeiros cinco meses. A linha FMX é disponibilizada em quatro versões rígidas, duas cavalo-mecânico (6X4T e 6X6T) e motores de 11 e 13 litros com potências de 370 a 540cv.
Diante dos resultados obtidos, o diretor de caminhões da Volvo do Brasil, Bernardo Fedalto, diz que não tem dúvidas de que atualmente a marca tem a melhor oferta de veículos vocacionais do Brasil. De acordo com ele, a linha de caminhões FMX consolida a oferta da Volvo para os segmentos da economia que demandam aplicações envolvendo transporte pesado em condições severas, acrescentou o executivo.
Os caminhões FMX são disponíveis nas configurações o 8X4 para operações de mineração e construção e conta também com a versão 6X4 indicada para operações de transporte de cana de açúcar, em todo o setor sucroalcooleiro e também na área de construção. A versão 8X4 conta também com uma opção com maior altura do solo e suspensão traseira mais robusta, dimensionada para suportar até 50 toneladas.
O gerente de engenharia da Volvo do Brasil, Álvaro Menoncin, destaca a maior altura do chão é uma característica que protege componentes vitais do veículo, tais como eixos e partes do motor. “Trata-se do caminhão com maior capacidade para trafegar em pisos ruins, condições encontradas em sites de mineração e de construção. Foi projetado para condições extremamente severas”, acrescentou o engenheiro.
O FMX é produzido também com tração integral para atender demandas específicas do mercado, disponível nas configurações de eixos 6X6 e 4X4. São caminhões transitam melhor em terrenos irregulares devido à maior capacidade de tração. Menoncin explica  que na configuração 6×6 cavalo-mecânico o veículo pode ser utilizado com vários tipos de implementos para aplicações específicas, como carro de bombeiro ou de resgate, para operações em aeroportos e também  no segmento florestal.
Já versão 4X4 rígida é destinada a aplicações especiais, como resgate ou bombeiro, por exemplo, explica o gerente de engenharia. “Este veículo é muito robusto, que sai de fábrica equipado com motor de 370 (motor de 11 litros) ou de 380cv, e pode ser utilizado em operações mais severas”, detalha Menoncin.