Para disseminar entre os transportadores a cultura da gestão de custos de forma profissional, a Volvo do Brasil destacou programa “Gestão de custos operacionais”, composto de workshops realizados mensalmente em diferentes regiões do Brasil. O treinamento mostra como avaliar a planilha de custos, puxada principalmente pelo combustível, que alcança cerca de 50% do total, além de tratar de itens, que vão desde pedágio, pneus e salário do motorista, passando pela manutenção e o rastreamento do veículo, até o custo do capital, as despesas administrativas e a manutenção do caminhão. Os workshops explicam que para gerir negócio lucrativo é fundamental que o transportador saiba quais são os custos mais relevantes. Termos como “gasto”, “desembolso”, “investimento”, “perda” e “despesa” são estudados para facilitar o trabalho dentro da empresa. “Custos são informações quantitativas e financeiras que orientam o gestor para tomar decisões com o objetivo de aumentar os resultados e a competitividade do transportador”, disse Mauro Jordan, consultor especializado em gestão de custos que faz as palestras nos workshops.