A Volvo do Brasil acaba de apresentar o funcionamento da tecnologia SCR, escolhida pela montadora para atender as exigências legais da fase Euro V PROCONVE  P7 de controle das emissões de gases, que entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2012. O diretor da Volvo Powertrain South America, Nilton Roeder, explicou durante o Seminário Volvo de Meio Ambiente, que as novas normas de emissão são extremamente rigorosas. “Temos muito orgulho de poder respeitá-la, pois a preocupação com o meio ambiente é um dos valores essenciais da marca ao lado da segurança e da qualidade”, afirma. Os novos motores das linhas de caminhões FH, FM, FMX E VM e de toda linha de ônibus da marca foram desenvolvidos a partir dessa tecnologia. “O SCR proporciona um aproveitamento energético mais eficiente e uma solução ambiental otimizada e altamente confiável. Foi a tecnologia mais recomendada pelos engenheiros e cientistas da Volvo, e também pelas autoridades técnicas”, destaca Roeder. Outra vantagem apontada pela empresa é que o SCR pode ser utilizado em motores de todos os tamanhos, sem necessidade de complementações com sistemas de lubrificação ou de arrefecimento. A utilização dos motores diesel, combina com o tratamento posterior dos gases de escape, reduz significativamente as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) e de particulados de forma mais eficiente.