O recente vídeo da Volvo Trucks, o “Split Épico” é estrelado pelo artista de filmes de ação de Hollywood, Jean-Claude Van Damme. No filme, de 1 minuto e 17 segundos, o ator se equilibra entre dois caminhões FM que estão dando ré e, em cima dos veículos, ele faz o Staccato – um movimento da ginástica que consiste em abrir as pernas de modo que estas formem um ângulo de 180° e fiquem paralelas ao solo.
O objetivo é mostrar a tecnologia Volvo Dynamic Steering, desenvolvida pela Volvo Trucks para melhorar a precisão e estabilidade em qualquer situação de direção. O sistema opera através de um motor controlado eletricamente, ajustado cerca de duas mil vezes por segundo, criando uma direção de altíssima precisão. Ao dirigir em ré, o Volvo Dynamic Steering proporciona controle com o mínimo de esforço.
A baixas velocidades, o Volvo Dynamic Steering melhora a manobrabilidade. O motor elétrico também regula automaticamente a direção e compensa as irregularidades que são percebidas através da direção, como ventos laterais ou ondulações na pista. \”O filme é perfeito para demonstrar a estabilidade direcional oferecida pelo Volvo Dynamic Steering,\” explica Jan-Inge Svensson, engenheiro que participou do desenvolvimento do software para o sistema na Volvo Trucks.
Svensson acrescenta que a capacidade do sistema é muito prático para os motoristas de caminhão, especialmente em situações em que há necessidade de muito trabalho de direção. \”Por exemplo, manobras em ré em áreas apertadas ou em terreno acidentado. Ao dar a ré com um reboque, pequenas mudanças na direção podem fazer uma grande diferença na direção do veículo e o esforço exigido do motorista em um caminhão convencional pode ser muito maior. Porém, o Volvo Dynamic Steering ajuda o motorista a manter uma linha reta com um nível de controle do caminhão muito superior\”, finaliza o engenheiro.