O Grupo Volvo acaba de apresentar o conceito híbrido I-SAM na Europa, que se refere a um motor de arranque, de acionamento e um alternador combinados, mais uma unidade de controle eletrônico, acoplado a um sistema de mudança de marchas Volvo I-Shift. Trata-se de um motor elétrico que opera as funções auxiliares do veículo como bomba-servo, compressor de ar-condicionado, proporcionado menor consumo de combustível e reduzido nível de emissões de poluentes. \”Graças à capacidade do motor elétrico, o motor diesel pode ser automaticamente desligado durante as paradas nas entregas ou coletas de cargas e nos semáforos vermelhos\”, destaca o gerente do Meio Ambiente da Volvo Trucks, Lars Martensson. Segundo cálculos da montadora, o equipamento pode proporcionar uma economia de combustível de até 35%.

Além disso, o grupo Volvo está participando do desenvolvimento de uma bateria intitulada Effpower, que apresenta uma potência de saída duplicada, reduz o custo de fabricação de baterias e ainda consegue melhorar a eficácia dos propulsores híbridos elétricos. A empresa estima que em poucos anos o produto estará disponível ao mercado.