367Após o lançamento da nova geração FH e FM, a Volvo renova sua linha de caminhões pesados no Brasil e inclui mudanças no visual, além da versão FH, que incorpora novo motor 13 litros, nova caixa de transmissão eletrônica I-Shift para até 60 toneladas, além de melhorias na cabine do veículo.

O novo propulsor D13A, de 13 litros, oferece potências de 400 cv, 440 cv, 480 cv e 520 cv e substitui a versão anterior de 12 litros, a D12D. A empresa explica que a curva de potência do motor foi modificada e proporcionou o aumento de torque em baixas rotações. De acordo com o gerente de planejamento estratégico da Volvo, Sérgio Gomes, estudos de engenharia da empresa mostram que os novos caminhões são até 5% mais econômicos em relação a linha anterior.

Os novos veículos incorporam transmissão eletrônica I-Shift para aplicações com PBTC (Peso Total Bruto Combinado) de até 60 toneladas. O freio motor VEB (Volvo Engine Brake), por exemplo, passa dos 390 cv aos 410 cv e com isso permite descidas mais seguras em velocidades mais elevadas e tem como opcional a versão VEB500, ainda com mais potência em relação a versão anterior.