A Volvo do Brasil irá se reunir na semana que vem com a operadora de transporte coletivo de Santiago, no Chile, a Buses Metropolitana, para tentar evitar o cancelamento de contrato de venda de 499 ônibus no valor de US$ 120 milhões. A montadora explicou que na semana passada seu cliente havia informado por carta a intenção de cancelar o pedido. Por esse motivo, na próxima segunda-feira o gerente comercial da Volvo, Euclides de Castro, viaja ao Chile para resolver a questão. \”O contrato está em vigor e existe uma multa expressiva no caso de cancelamento\”, comenta.

De acordo com Castro, a carta da Buses Metropolitana alega que as cláusulas do contrato não foram cumpridas, porém o profissional argumenta que já foram entregues 1.779 ônibus para três clientes que operam a Transantiago e isso prova que a montadora é capaz de atendê-los plenamente. Esse sistema de transporte da capital chilena teve início em 2005 e foi dividido em cinco linhas de ônibus, sendo que a Buses Metropolitana irá operar a linha 5.

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) informou que houve aprovação de financiamento de US$ 123,5 milhões para exportação de 500 ônibus da DaimlerChrysler ao Chile, que serão utilizados no corredor número 5, operado pelo mesmo cliente da Volvo.

Porém, o gerente comercial da volvo disse que não vai especular nada antes de saber o que está acontecendo e que o valor do contrato com a DaimlerChysler apresentado pelo BNDES não é o fator principal da intenção de cancelamento.