752A Volvo Trucks lança na Suécia dois caminhões de coleta de resíduos com motor híbrido (diesel e eletricidade), modelos que serão testados em operações regulares naquele país pelas empresas de coleta de resíduos Renova e Ragn-Sells. \”A rápida expansão dos preços do petróleo e um forte foco no clima tornaram a tecnologia híbrida especialmente interessante para economia de combustível\”, argumenta Staffan Jufors, presidente e CEO da Volvo Truck Corporation e revela que esta fase de testes é o último estágio antes do início da produção.

A solução híbrida da Volvo Trucks combina um motor elétrico com um motor diesel. O motor elétrico é usado para arrancar e acelerar até 20 quilômetros por hora. Em velocidades mais altas, o propulsor diesel é ativado. Quando o caminhão pára, o motor diesel é automaticamente desligado, evitando ficar desnecessariamente em marcha lenta. As baterias dos veículos são recarregadas com a energia gerada durante as frenagens, o que faz deste sistema ideal para aplicações com repetidas paradas e arrancadas como, por exemplo, a coleta de lixo.

Os caminhões de coleta de resíduos deverão usar até 20% menos combustível e, assim, reduzir as emissões de carbono na mesma proporção.  Um dos caminhões de teste está equipado com uma bateria extra que aciona o compactador e é carregada durante a noite pelo sistema elétrico principal, quando o veículo está estacionado. A redução de emissões de CO2, neste caso, deve chegar a 30%, dando a esta abordagem um ecoefeito melhor daquele promovido por um caminhão movido a gás natural.