A Volvo fechou o ano de 2022 com resultados positivos e classificou o desempenho como recorde. No total a fabricante vendeu e entregou 26.147 caminhões, dos quais 24.093 foram emplacados até dezembro. O restante, conforme explicou Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo Brasil, foi emplacado entre janeiro e fevereiro de 2023. “2022 é um ano que vai ficar para a história. Com esses números conseguimos manter a liderança tradicional no segmento de pesados e ficamos com 29% de participação. E, pela primeira vez na história da marca no Brasil, conseguimos conquistar a liderança do mercado acima de 16 toneladas, onde a Volvo concorre com os modelos semipesados, linha VM, e pesados, linha F. E o FH 540, nosso carro chefe de vendas, se consagrou pela quinta vez consecutiva, como o modelo de caminhão mais vendido do ano”, afirmou o executivo.
Alcides ressaltou também a trajetória do VM que cresceu, durante o ano passado, 38% em vendas. Foram comercializados e entregues 10 mil VM, dos quais foram emplacados cerca de 8.700. Além disso, o VM 270 liderou o ranking de vendas de caminhões da Fenabrave no segmento de semipesados. com 4.732 unidades licenciadas.
Na América Latina outros mercados de destaque foram o Peru, com 1.902 entregas (crescimento de 17%) e Chile, com 1.687 entregas (crescimento de 25%). Ao todo, a Volvo entregou mais de 31 mil caminhões nos diversos países do continente, sendo 28.627 licenciados. O Brasil representou 84% desse volume e, mais uma vez, foi o segundo maior mercado de caminhões da marca no mundo.
Volvo também é destaque no mundo
O presidente do Grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann, destacou também os recordes atingidos pelo Grupo Volvo no mundo durante o ano de 2022 em todas as regiões do mundo e no seu consolidado. O total em vendas foi de R$ 473 bilhões forte crescimento em relação ao ano anterior, quase R$ 100 bilhões, mesmo com todos os desafios da cadeia A divisão de serviços financeiros da Volvo (VFS) repetiu os bons resultados que vêm alcançando nos últimos anos, fechando 2023 com uma carteira total de R$ 18,3 bilhões em ativos, uma elevação de 45% na comparação com o exercício anterior.
Com uma participação de 38% nas entregas da Volvo, a VFS experimentou um aumento de 37% nos financiamentos, tendo inclusive um crescimento nas operações voltadas para peças e serviços. Mais uma vez houve recorde na comercialização de seguros, com R$ 152 milhões em prêmios. Outro destaque foi a criação da Locadora Volvo, que firmou contratos de 200 unidades logo nos primeiros meses de operação.evitar. Mas acredito que fizemos um bom trabalho”.
O executivo destacou também a liderança da fabricante nas questões de eletromobilidade e destacou os investimentos e crescimento neste mercado, principalmente na Europa e nos EUA. “Em 2022 fizemos o lançamento comercial dos caminhões pesados elétricos completando a linha de gama acima de 16 toneladas e somos líderes na Europa com 33% de participação e de 61% nos EUA. Anunciamos também uma fábrica de baterias na Suécia e também temos as primeiras unidades das células de hidrogênio que começam a rodar em fase de teste. Tudo isso faz parte do nosso compromisso de caminhões 100% seguros, livres de CO2 e mais produtivos”.
Ainda dentro do tema sustentabilidade, Lirmann fez questão de ressaltar que a Volvo fez um acordo para reduzir as emissões. O acordo prevê redução de 50% até 2030, 100% até 2040 e NetZero até 2050. O executivo afirmou que o Brasil e a América Latina fazem parte desse compromisso e com o volume desses mercados fica evidente a importância da fabricante avançar na jornada de eletromobilidade assim como outras alternativas livres de Co2. “Precisamos de uma combinação de tecnologias, não apenas os caminhões elétricos, que são uma parcela importante para os próximos anos, mas é necessárias combinações de tecnologias para cobrir as aplicações mais pesadas e severas, comuns ao nosso País. A Volvo está investindo em três linhas de tecnologia, bateria, células de combustível e motor de combustão interna (diesel, HVO e Gás).
Outro motivo de comemoração da Volvo foi a divisão de serviços financeiros da Volvo (VFS) que fechou 2022 com uma carteira total de R$ 18,3 bilhões em ativos, crescimento de 45% na comparação com o exercício anterior. Com uma participação de 38% nas entregas da Volvo, a VFS experimentou um aumento de 37% nos financiamentos. Houve também recorde na comercialização de seguros, com R$ 152 milhões em prêmios. E a locadora Volvo, que firmou contratos de 200 unidades logo nos primeiros meses de operação.
Mas, apesar de todos os recordes atingidos pela fabricante em 2022, Wilson Lirmann, é cauteloso quanto as expectativas para 2023. “O mercado total de caminhões no Brasil é resultado dos segmentos e dos fatores econômicos do País. Alguns segmentos têm vantagens, são eles o agro, com previsão de recorde de safra em 2023, e a mineração. Mas temos alguns pontos de atenção. São eles a pressão de custo, inflação mundial e taxa de juros, cenário econômico e questões políticas, desafios da cadeia de suprimentos. Todos esses conjuntos de fatores nos levam a uma previsão de uma queda de 23% no mercado total de caminhão. Passando de 98 mil em 2022 para 75 mil em 2023. Um ano de ajustes, mas ainda com resultado satisfatório”, finalizou.