Antes do lançamento do Volkswagen Constellation, foram realizados rigorosos testes que seguiram as exigências do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e da ABTN (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e levaram em consideração as exigências de transito européias nos quesitos resistência, absorção de impacto, corrosão e basculamento.
Também foram realizadas simulações de impactos frontais com bonecos virtuais e posteriormente bonecos com formas humanas, conforme normas norte-americanas e européias, com cintos de segurança puxados por ganchos de até 810 kg, carga 20% maior que a exigida pelo Contran. Na Itália, um produto químico foi aplicado nos faróis para comprovar a resistência da parte interna do componente. Também foram avaliados o pára-brisa e os espelhos retrovisores, além de outros componentes. Já os testes de corrosão aconteceram na Alemanha e duraram um ano.
Certos cuidados foram tomados para garantir a segurança no basculamento da cabine, pois é necessário deixar a alavanca de marchas em neutro, freios acionados, portas fechadas e grade frontal aberta. Se o basculamento acontecer com as portas abertas, por exemplo, um alarme sonoro é acionado. Além disso, o sistema hidráulico possui um dispositivo que evita a queda da cabine.