O presidente do Grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, acaba de anunciar na Alemanha o balanço de 2007 e divulga que os resultados da operação brasileira, terceira maior do Grupo (depois da China e da Alemanha), ajudaram a impulsionar as vendas mundiais da empresa. Com a produção recorde de 796.961 unidades e 537.975 vendidas no Brasil, a montadora apresentou um crescimento de 31,3% sobre 2006, superando a própria indústria e concorrentes.
A empresa registrou vendas de 6,2 milhões de unidades em todo o mundo e um faturamento de 108,9 bilhões de euros, 3,8% maior que no ano anterior, com lucro operacional de 6,2 bilhões de euros. O lucro antes de impostos de 6,5 bilhões de euros ultrapassou a previsão inicial (de 5,1 bilhões de euros).
Graças ao aquecimento das vendas no mercado interno, devido principalmente ao aumento de crédito ao consumidor, a Volkswagen do Brasil elevou também sua participação de 22,4% no ano anterior para 23% em 2007. Em 2008, a montadora deve lançar novos modelos no mercado nacional para complementar o \”mix\” que atualmente já é o maior do País, com 17 modelos entre nacionais e importados.
\”No ano passado, considerado o melhor da indústria nacional desde 1997, iniciamos nosso plano de investimento no País, de R$ 3,2 bilhões até 2011, e comprovamos que os acordos de flexibilidade realizados com os empregados foram fundamentais para retomar o crescimento e os bons resultados\”, destaca o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.