O presidente da Volkswagen Veículos Comerciais na Alemanha, Stephan Schaller, abriu oficialmente o terceiro turno de produção da montadora, em Resende/RJ, para gerar mais de 1.300 empregos diretos e a montagem de aproximadamente 60 mil unidades de caminhões e ônibus acima de 5 toneladas. “A Volkswagen Caminhões e Ônibus não é apenas uma grande operação do Grupo Volkswagen: é, por seu volume de produção e vendas, uma das importantes marcas mundiais em seu segmento”, afirmou Stephan. Para Roberto Cortês, presidente da VWCO, se forem mantidas as condições favoráveis da economia brasileira e dos demais países emergentes, dentro de alguns anos a Volkswagen terá condições de estar entre as maiores marcas de caminhões e ônibus do mundo.
Além do início do 3º turno, a montadora inaugurou também o Centro Logístico e elevou a área construída da fábrica de 90 mil metros quadrados para 135 mil. Com a ampliação da produção, a meta da Volkswagen é montar 300 unidades/dia. Nos primeiros oito meses deste ano, a marca comercializou 22.032 unidades e cresceu sua participação em 40% em relação ao mesmo período de 2007.
A marca Volkswagen está presente em mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio. Pelas previsões da empresa, este ano deverá atingir um recorde de embarques, chegando a 11 mil unidades, sendo que deste total apenas para a Argentina, seu maior mercado fora do Brasil, serão enviados quatro mil unidades.