A Volkswagen Caminhões e Ônibus irá contratar cerca de 1.300 empregados diretos adicionais para trabalhar no terceiro turno na fábrica de Resende/RJ, a partir de setembro desse ano. O anúncio foi feito por Roberto Cortes, presidente da montadora e é a maior contratação da história da indústria brasileira de caminhões e ônibus. Os primeiros 800 colaboradores serão contratados nas próximas semanas para treinamento.
Inaugurada em novembro de 1996, a fábrica começou suas operações com apenas 220 empregados em um turno, montando um único veículo ao dia. O aumento na produção e nas vendas ficou mais intenso a partir de 2000, quando lançou uma linha renovada de caminhões. Em outubro de 2004, foi aberto o segundo turno de produção. Atualmente, com 4.500 colaboradores, monta 220 veículos ao dia. Para chegar aos 300 veículos por dia, a montadora irá investir R$ 50 milhões até o final de 2008.
\”As contratações serão feitas pela VWCO e pelas empresas parceiras do Consórcio Modular na linha de montagem. Nosso compromisso é atender a demanda do mercado, tanto no Brasil quanto no exterior\”, explica Roberto Cortes, presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Para comemorar o início do processo de abertura do terceiro turno e agradecer aos empregados do Consórcio Modular pelo empenho que levou a montadora ao alto do pódio em vendas, Cortes comandou um sorteio de prêmios em Resende. Foram dez microcomputadores, dez televisores de última geração e um automóvel Novo Gol zero quilômetro.
– Mercado aquecido
De janeiro a junho deste ano, o varejo de caminhões acima de cinco toneladas cresceu 32% em relação ao mesmo período de 2007, chegando a 58.709 unidades. Com isso, a montadora aumentou suas vendas em 36% em comparação com os seis primeiros meses do ano passado, atingindo 18.575 veículos, com 32% de participação no segmento.