O Grupo ZF acaba de inaugurar uma unidade para a produzir módulos híbridos denominados DynaStart, na cidade de Schweinfurt, na Alemanha. A planta irá começar a fabricar em larga escala a partir do quarto trimestre deste ano e fornecerá os motores elétricos a Mercedes-Benz, entre outras montadoras de automóveis, ônibus e veículos de entrega.

Os motores elétricos foram desenvolvidos para trabalhar paralelamente ao motor a combustão. Ele faz com que o veículo se movimente e o motor de combustão entra em operação quando a velocidade ideal é atingida. Além disso, possui função start-stop e o motor de combustão se desliga automaticamente durante a parada. Quando o motorista acelera novamente, o motor elétrico entra em funcionamento, reduzindo o consumo de combustível. Este conceito permite uma economia de 30% de combustível e redução das emissões, dependendo do tipo de sistema híbrido, seja ele moderado ou completo.

Outra característica do módulo híbrido da empresa é a capacidade de armazenar energia. Quando o veículo está desacelerando, o motor elétrico funciona como um gerador, pois transforma a energia cinética em eletricidade e a armazena na bateria. Essa energia é utilizada durante a aceleração e contribui para o prazer da direção, pois garante uma resposta rápida e a pronta aceleração durante a saída do carro.

O volume inicial de produção será de 35 mil unidades por ano e pode ser ampliado para até 200 mil peças. Atualmente, existem oito projetos em desenvolvimento para fabricação em larga escala, para quatro diferentes montadoras, com início entre 2008 e 2012.