Modelo será testado pela companhia por três meses

A SolvÍ – holding controladora de empresas que atuam nos segmentos de resíduos, saneamento e valorização energética e de engenharia – testará a partir deste mês um caminhão Volkswagen Constellation 17.280 6×2 com tecnologia híbrida hidráulica. O modelo havia sido testado na coleta de lixa na cidade do Rio de Janeiro.

Os testes terão duração de três meses e têm como objetivo avaliar o desempenho do veículo nesse tipo de operação, principalmente em cidades como São Bernardo, onde a topografia é bastante específica, com muitos decliveis, além de ruas estreitas e tráfego pesado.

O sistema adotado no veículo híbrido traz para os caminhões brasileiros o mesmo conceito de recuperação da energia cinética (KERS) utilizado nos carros da Fórmula 1. O sistema armazena em acumuladores hidráulicos a energia coletada durante a frenagem, usando-a posteriormente na partida.

A partir do consumo menor de combustível, o caminhão híbrido ajuda a reduzir os níveis de emissão dos principais poluentes veiculares causadores do efeito estufa, como gás carbônico, e os que contribuem para degradação da qualidade do ar como, material particulado, óxido de nitrogênio, entre outros.

A tecnologia é apropriada para operações de coleta de resíduos, em que o veículo está submetido a um ciclo intensivo “anda e para”. Segundo a fabricante, o diferencial de seu caminhão é o dispositivo de armazenagem de energia utilizado nesse veículo, formado por acumuladores hidráulicos pela maior adequação à realidade brasileira.

O principal benefício está na manutenção e operação mais simples do sistema, cuja durabilidade é maior do que a da bateria, por exemplo. A empresa também prevê um menor investimento inicial para aquisição do modelo do que os observados mundialmente em híbridos elétricos. O acumulador hidráulico tem ainda uma capacidade de resposta mais rápida, ou seja, disponibiliza toda a energia armazenada para partida do veículo instantaneamente.