Cidade teve 1.269 registros nas 10 piores vias em 2014, revelam Bombeiros

Entre as dez vias com o maior número de acidentes de trânsito na cidade do Rio de Janeiro, a Avenida Brasil concentrou 55,2% das ocorrências registradas este ano, segundo dados do Corpo de Bombeiros. Líder em números absolutos (ou seja, considerando o total de colisões nessas vias em 2014), a Avenida Brasil – que liga o Centro à Zona Oeste, passando por bairros da Zona Norte e do Subúrbio – também tem a maior quantidade de batidas por fluxo diário: uma para cada 200 mil veículos que percorrem o local em um intervalo de 24h.

Até o dia 15 de abril, houve 1.269 acidentes e 17 mortes nas dez vias cariocas analisadas pelos Bombeiros. Do total de ocorrências, 700 aconteceram na Avenida Brasil. Entre elas, foram registradas: 430 colisões, 81 capotamentos, 118 quedas de moto e 71 atropelamentos.

José Eugênio Leal, professor de engenharia de transportes da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), credita os acidentes a uma mistura de imprudência e má sinalização.

“A Avenida Brasil tem um fluxo de tráfego muito grande e é uma via mal sinalizada em alguns trechos, inclusive com faixas de separação que não são nítidas. Sem contar a atitude muito agressiva de motoristas. É difícil trafegar lá sem ser cortado por alguém e há muitos buracos também”, afirmou.

Com 700 acidentes em pouco mais de 100 dias, a Avenida Brasil também tem o maior número de colisões se considerado o fluxo de veículo diário. Neste ranking, a via lidera com uma média de um acidente a cada 197.266 veículos que percorrem o local diariamente. Em segundo, está a Avenida das Américas com 1 acidente a cada 200 mil. O cálculo foi feito de acordo com estatísticas de volume de tráfego da CET-Rio de 2013.

Do G1