Seis veículos Unimog  U 5000 da Mercedes-Benz com equipamento de desobstrução, grandes bombas e gruas participaram da operação de socorro por conta das enchentes que assolaram a Bósnia. Os veículos foram utilizados em operações de limpeza e evacuação e também na reparação da infraestrutura. As equipes de combate a desastres naturais na Bósnia tiveram que enfrentar inundação e destruição em larga escala devido às chuvas pesadas. E os veículos Unimog  tiverem de  atravessar áreas alagadas até uma profundidade de 1,20 metro removendo obstáculos volumosos e bombeando até 45.000 litros de água a cada minuto. Isso permitiu que os bombeiros penetrassem as áreas inundadas e executassem amplas medidas de salvamento e resgate.
As forças tarefa da Áustria também usaram seus veículos Unimog para ajudar nas evacuações em larga escala, tais como a desocupação da prisão de Orašje, o desvio de correntezas de água, a desobstrução de hidrovias e a abertura de canais.
Para os bombeiros, essa já é a segunda operação de socorro do ano na região dos Bálcãs. Quando nevascas pesadas e tempestades de granizo deixaram uma trilha de destruição na Eslovênia, 150 bombeiros da Áustria rapidamente se deslocaram ao país vizinho com um comboio de 17 veículos Unimog U 5000. Eles ajudaram as forças de resgate locais da Eslovênia a atenuar os efeitos das tempestades extremas e grandes volumes de neve das regiões de Dravograd, Zreze, Kranj, Logatec, Postojna e Ceknica. “Nossos Unimogs U 5000 não tiveram nenhuma pane ou falha, se demonstrando confiáveis e trabalhando como relógios” afirmou Alexander Nittner, membro da Associação dos Bombeiros da Áustria.