Ser motorista de caminhão autônomo a 50 anos atrás era bem diferente dos dias de hoje.  Afinal, antes a profissão parecia ter mais um toque de romantismo do que profissional. O motorista precisava apenas aprender a dirigir para ser um caminhoneiro. Mas isso foi mudando com o tempo e hoje o motorista tem que ser realmente profissional. E talvez por todas essas mudanças tanto na profissão quanto no transporte fizeram com que algumas novas leis ou alterações nas leis foram surgindo para acompanhar toda essa evolução. Quais fora as principais conquistas da categoria nesse sentido ao longo desses anos?

De acordo com Diumar Bueno, presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) algumas dessas conquistas foram:

1- Vale Pedágio: reembolsou para o autônomo o valor do pedágio, resultado da privatização das rodovias

2- Lei da estadia de carga e descarga: reembolso do valor gasto no tempo que o motorista perde na hora de carregar e descarregar

3-Pagamento eletrônica de frete: fim do pagamento pela Carta Frete e aumento do poder de negociação do motorista

4- Lei do tempo de direção: aumentou a segurança do motorista

5- Piso mínimo de frete: ajudar o motorista a não ter um ponto de partida para negocia o frete e não ter prejuízo

Confira a entrevista com Diumar Bueno