Empresa destaca importância da manutenção dos freios da carreta
Visando contribuir com a segurança nas estradas brasileira, a Mercedes-Benz do Brasil apresenta um novo programa de conscientização para motoristas. A área Global Training – localizada na unidade de Campinas/SP – preparou uma cartilha de Manutenção de Freios de Carreta, distribuída diretamente a clientes ou por meio da rede de concessionários.
De acordo com a empresa, o livreto aborda em detalhes a importância da harmonização dos freios do cavalo-mecânico com os dos diversos tipos de semirreboques. “Muitos motoristas realizam manutenções preventivas e corretivas somente em seus caminhões, não se preocupando com a verificação e manutenção periódica do funcionamento do sistema de freios dos implementos que rebocam, deixando para o cavalo-mecânico a responsabilidade de parar também o semirreboque”, afirma Eustaquio Sirolli, gerente sênior de Treinamento de Vendas e Pós-Venda da companhia.
De acordo com o executivo, na frenagem desses veículos, a situação ideal é aquela na qual o cavalo-mecânico não precisa “segurar” o implemento. “Em nossas pesquisas de campo, nos deparamos com veículos nos quais a composição é freada mais pelo cavalo-mecânico do que pelo implemento”, diz. “Pensando então em alertar os motoristas para essa situação, elaboramos o livreto, que contribui para maior segurança do caminhão e da carga, assim como a segurança pessoal do condutor e de outras pessoas que circulam pelas vias e estradas”.