O sensor eletrônico Cyber Fleet  transmite dados de pressão e temperatura

A Pirelli acaba de lançar um sistema para monitorar automaticamente a pressão e a temperatura dos pneus dos caminhões. Trata-se do Cyber Fleet, sensor eletrônico (chamado de TMS – Tyre Mounted Sensor) acoplado a parte interna do pneu, que ao integrar com os sistemas GSM/UMTS, a Cyber™ Fleet transmite dados simultaneamente para o motorista do caminhão e o gerente da frota. Segundo a empresa, a nova tecnologia contribui para uma economia de custos de aproximadamente 600 reais por veículo ao ano.

Entre as vantagens do Cyber Fleet apontadas pela Pirelli estão o aumento da segurança do frotista, por informar a localização exata do pneu; manutenção da frota, já que alonga a vida útil do pneu em cerca de 10% e economia de combustível.

O sistema roda via web onde o cliente insere o nome do usuário e senha e visualiza toda a frota. Ao selecionar um dos veículos, o frotista tem em tempo real informações sobre a pressão dos pneus, pressão corrigida e temperatura e consegue implementar procedimentos e ajustes, intervindo a tempo de evitar maiores danos aos pneus.

O produto – desenvolvido em conjunto com a Schrader Electronics – começará a ser comercializado na próxima semana e deverá ser adotado por 30 das maiores frotas brasileiras de transporte de mercadorias e passageiros durante o ano de 2013, quando a empresa espera vender entre 10 e 15 mil sensores. O custo do sensor deve varia de 30 a 35 dólares e a solução de hardware aproximadamente 300 dólares por veículo.