Há 25 anos, em agosto de 1993, a Volvo surpreendeu o mercado brasileiro de caminhões ao anunciar a importação do Volvo FH12 380, modelo que havia acabado de ser lançado na Europa como o caminhão mais moderno do mundo, para substituir a linha F, naquele continente.

Neste final de ano o FH está comemorando as mais de duas décadas de sua chegada ao Brasil e mais de 90 mil unidades vendidas neste período no País. Entre as maneiras escolhidas pela Volvo para destacar esta marca histórica foi a produção de uma série especial comemorativa com todo o pacote de tecnologia disponível atualmente para o modelo.

Há 25 anos, quando iniciou a importação do modelo, a Volvo produzia no Brasil somente caminhões bicudos da linha NL 10, 4X2, com motores de 310cv e 340cv; NL 12, 4X2 e 6X2, com motor de 360cv e NL 12 4X2 com motor de 360cv. Não tinha, portanto, modelo algum com cabine avançada.

Desde o início da produção de caminhões no Brasil, até a chegada do FH, a Volvo só oferecia modelos com cabine convencional

O mercado brasileiro de caminhões era formado em sua maioria por modelos com capô (os bicudos) e os cabine avançada (cara-chata), como o FH, tinham apenas 15% de participação. Baseados em números do mercado europeu, onde mais de 90% dos caminhões produzidos eram com cabine avançada, estrategistas da empresa apostavam que o mesmo se daria no Brasil.

Na ocasião, executivos da Volvo anunciaram que a meta era abocanhar 50% do mercado de caminhões pesados cara-chata, os quais entre janeiro e agosto daquele ano tinham registrado participação de 15% (1.373 unidades), considerando modelos das marcas Scania, Mercedes-Benz, Volkswagen e Ford.

A chegada do modelo impressionou mais pela tecnologia avanços que já trazia, tais como o motor eletrônico (sem bomba injetora mecânica), sistema de freio ABS e air bag e cabine com conceitos de carro de passeio entre outras novidades na época.

Sua importação era mais do que apenas mais produto para aumentar o portifólio da marca e sim iniciar um processo de modernização com um caminhão avançado. O FH 12 380 destoava dos demais pesados do mercado brasileiro, pois contava com motor eletrônico (sem bomba injetora mecânica) e freio ABS, ambos cerca de 10 anos antes de serem adotados no País.

Alan Holzmann atual diretor de planejamento de produto da Volvo, lembrou que destacou que o FH foi o primeiro caminhão com enfoque aproximando os conceitos do automóvel de passeio, trazer para um veículo de carga os níveis de conforto, ruídos, odores, design etc.

A cabine, conforme lembrou o diretor comercial da Volvo, Bernardo Fedalto, tinha sido desenhada a partir de estudos ergonômicos e desenvolvida baseada no motorista. “Era um produto à frente inclusive na cor vermelha, quando a grande maioria dos caminhões era pintada de branco”, comentou o executivo.

Importados da Suécia, os FH 12 380 começaram a chegar ao Brasil no final de 1993 pelo Porto de Paranaguá

Antes de iniciar a importação do modelo, a fábrica já tinha começado o treinamento do pessoal das 59 concessionárias da rede que compunham o sistema VOAR. Outra medida foi o investimento de 40 milhões de dólares na formação de estoque de peças para evitar qualquer FH parado por falta de manutenção.

O engenheiro de vendas da Volvo, Ricardo Tomasi, lembra que na época praticamente não houve adaptação do FH para o mercado brasileiro a não ser o óleo diesel e pequenas mudanças na suspensão da cabine, que era considerada muito mole pelos motoristas brasileiros.

Fedalto reforça que desde a chegada do FH ao Brasil, no final de 1993, o modelo representa o que há de mais avançado na indústria de caminhões. Acrescenta que tem sido assim com as demais gerações de veículos da marca, que chegam ao País imediatamente após o lançamento mundial na Europa.  Foi assim nos primeiros 25 anos e continuará sendo. A história de sucesso do FH está apenas começando”, concluiu Fedalto.

A série especial comemorativa aos 25 anos  para o mercado brasileiro têm cor vermelho perolizado e apresentam uma faixa que forma o número 25 como destaque. Na parte interna da cabine, detalhes laranja estão presentes nos cintos de segurança, cortinas, tapetes e nas portas e bancos que combinam tecido e couro.

Outros itens de requinte do veículo se estendem ao volante com acabamento em couro, kit multimídia com tela touch de 7 polegadas, câmera de ré, geladeira e escotilha no teto com acionamento elétrico. A série de 25 anos é disponibilizada nas versões 6X2, com motor de 460cv e 6X4 com motor de 540cv.

“Nossa intenção é prestar uma homenagem aos clientes que fizeram do FH um diferencial em suas frotas, buscando o que há de melhor em tecnologia, segurança e imagem”, explicou o gerente comercial de caminhões da companhia, Alcides Cavalcanti, lembrando que se trata de uma série limitada, com poucas unidades.

Outro movimento da montadora para marcar os 25 anos do FH especialmente de sua chegada ao Brasil, foi a realização de uma campanha para encontrar o modelo mais antigo do Brasil em operação e como o veículo mudou a história das pessoas nas duas décadas e meia.

De acordo com o diretor de marketing do grupo Volvo na America Latina, Daniel Mello, a ação correu durante o mês de julho de 2018 e recebeu 20 mil interações e muitos transportadores relataram ter rodado mais de 2 milhões de quilômetros se ter de fazer o motor.

“O FH se tornou o principal produto da Volvo e vai continuar incorporando novidades de eletromobilidade, conectividade etc. A cada momento surgem novos itens e o modelo vai absorver todas as novas tecnologias”,  finalizou Alan Holzmann.