Uma das maiores fabricantes mundiais de caminhões pesados surgiu a partir da união de um fabricante de vagões e outro de bicicleta. Pode se dizer que foi assim que começou em 1.891 a história da Scania nome atual da fabricante de veículos pesados que foi Scania-Vabis, AB Scania-Vabis Saab-Scania e finalmente apenas Scania.

O nome Scania veio do antigo nome latino da província de Skane e o símbolo do Grifo foi emprestado do brasão da região do século 15. Aliás, segundo escritos, trata-se de um mítico animal de quatro patas e cauda de leão, cabeça e asas de águia, que teve origem 3 mil anos antes de Cristo. Até hoje a marca ostenta a criatura poderosa como seu símbolo.

Primeiro símbolo grifo 01 1901 1911

Em 1.891 a siderúrgica Surahammars Bruk montou a subsidiária Vabis, abreviação de Vagnsfabriksaktiebolaget i Södertälje (fábrica de carruagens Ltd. i Södertälje, empresa fabricante de vagões ferroviários, localizada na cidade de Södertälje, próxima a Estocolmo, a capital da Suécia.

Cinco anos depois, em 1896, a fabricante inglesa de bicicletas Humber & Co montou uma fábrica em Malmö, na província de Skane, região sul da Suécia. Porém, quatro anos depois, as operações desta empresa foram assumidas pela recém-formada Maskinfabrik-aktiebolaget Scania, que para tornar sua marca popular gravou seu nome na coroa das bicicletas que produzia.

1PRIMEIRO CAMINHÃO

A história cita que dois anos mais tarde, em 1902, o engenheiro Gustaf Erikson desenvolveu o primeiro caminhão com a marca Vabis, enquanto no ano seguinte (1.903) a Scania desenvolvia seu primeiro automóvel de passeio e o primeiro caminhão em 1.905.

Alguns depois, a Maskinfabrik-aktiebolaget Scania deciciu ampliar suas operações e para incluir a produção de máquinas de borracha, unidade de limpeza a vácuo e engrenagens de precisão, além de carros e caminhões e contatou seu concorrente, a Vagnsfabriksaktiebolaget i Södertälje.

A fusão das duas empresas, que formou a Scania-Vabis, ocorreu em 1.911 num momento em que a Vabis passava por dificuldades financeiras. Com isso, a produção de automóveis Scania e motores foi transferida para Södertälje, mas os caminhões continuaram a ser fabricados em Malmö. Neste mesmo ano, saiu dessa fábrica o primeiro ônibus com motor da Suécia.

Scania 1911

Com motor e carroçaria fabricados na unidade de Södertälje, na época o veículo representava um novo padrão de transporte público, embora sua velocidade média fosse de 20km/hora.

Em 1913 a empresa Scania-Vabis abriu na vizinha Dinamarca a sua primeira subsidiária fora da Suécia e em 1.915 sua produção anual de veículos atingia 151 unidades, sendo 76 carros de passeio, 74 caminhões e um ônibus. O foco somente na fabricação de caminhões aconteceu em 1919, mantendo ainda uma produção pequena de veículos de passageiros.

Logo o mundo entrou em depressão, a queda da demanda por caminhões mais greves de funcionários foram cruciais para levar a empresa à beira da falência e acabar sendo liquidada vindo a surgir com um novo nome (AB Scania-Vabis) com a ajuda de investidores.

top The first bus 3 1459

A nova empresa deu maior foco à produção de ônibus e somente após uma forte reestruturação, em 1925 foi lançada uma nova linha de caminhões. Ao final desse ano, a AB Scania-Vabis tinha vendido mais de 100 caminhões, um claro sinal de que a empresa estava se fortalecendo. A produção de automóveis foi encerrada definitivamente em 1929. No ano de 1932, as vendas de ônibus da marca superaram as de caminhões.

Anterior