A ALL – América Latina Logística finalizou a compra de 250 vagões tanques, fabricados para circular no sistema Bitola Larga (1,60 metro de distância entre os trilhos) e começam a ser entregues em janeiro de 2008. Os ativos adquiridos estão sendo fabricados pelas empresas Santa Fé Vagões, Amsted Maxion e Randon. Rodrigo Gomes, Gerente de Vagões da ALL, explica que a compra é uma das ações previstas no Plano de Investimentos para atender à demanda da malha adquirida em maio do ano passado. Os novos vagões rodarão nos Estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Além da compra de novos ativos, a empresa também tem investido na recuperação dos vagões de sua frota. De outubro do ano passado a junho deste ano, cerca de R$ 100 milhões foram investidos pela companhia no Programa de Recuperação de Vagões e Locomotivas, para aumentar o número de ativos e melhorar a operação ferroviária. Neste período, 1.980 vagões foram recuperados ou transformados pelas oficinas da ALL, sendo que muitos deles estavam parados há mais de 10 anos e já haviam se transformado em esconderijos para marginais e usuários de drogas, o que gerava reclamações de vários municípios.
A ALL – América Latina Logística possui uma malha de 20.495 mil quilômetros de extensão, que abrange os Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e as cidades de Paso de los Libres, Buenos Aires e Mendoza na Argentina, e opera uma frota de mil locomotivas e 29,5 mil vagões, além de cerca de 1.297 veículos entre próprios e agregados.