No início de 2022, a Foton do Brasil está anunciando a comercialização no País de caminhões semipesados na faixa de 17 a 25 toneladas de PBT a partir do início de 2022. A decisão da empresa, tomada conjuntamente com a rede de concessionários da marca, segue a mesma estratégia adotada para modelos leves e médios da marca: começa pela importação para depois iniciar a produção.

O diretor de vendas e de desenvolvimento de concessionários Foton, Ricardo Mendonça de Barros, aposta que o previsto aumento de 35% das vendas de caminhões leves e médios este ano no Brasil poderá alavancar também os negócios da marca.  No seu entender, agora com uma rede de concessionários de maior abrangência, a Foton deverá se beneficiar na forma de aumento de vendas de modelos da marca.

A rede de concessionários Foton, representada pela Abrafoton, conta atualmente com 37 casas em todo o País.  A expectativa, conforme disse Mendonça de Barros, é de terminar 2021 com 46 unidades, pois existem diversas negociações estágio avançado com importantes grupos de revendas.

Ricardo de Barros aposta no crescimento da rede de concessionários e no aquecimento do mercado para alavancar as vendas da Foton

Sobre as vendas da marca, de acordo com suas previsões o crescimento poderá ser de até 100%. Essa estimativa de vendas leva em conta a expansão de 35% da rede Foton, com o ingresso de mais concessionários ex-Ford Caminhões, os quais já agregam conhecimento e expertise em trabalhar com caminhões médios e semipesado, além dos leves.

“Esse aquecimento de vendas beneficiará particularmente a Foton, pois bem mais rápido do que imaginávamos, vamos acelerar a nacionalização de diversos modelos, uma vez que já contamos com volume que justifique essa decisão”, complementou  o executivo.

Os novos modelos, previstos para desembarcar no Brasil no início de 2022, são da família Auman já com sucesso de vendas conquistado na China e demais países da Ásia Oriental.  Atualmente, a Foton Brasil produz no Brasil os modelos leves Aumark para 3,5 toneladas de PBT em parceria com a Gefco, no município gaúcho de Guaíba.

Os modelos para 6, 9 e 11 toneladas da família Citytruck lançados no final de 2020 ainda estão com estudos em andamento para serem nacionalizados. De acordo com Mendonça de Barros, a partir do próximo ano a Foton irá aumentar a produção de caminhões no Brasil e passará a montar no Brasil os modelos atualmente importados.