A Meritor, fornecedora de eixos e sistemas para drivetrain para as principais fabricantes de caminhões e ônibus do Brasil e da América do Sul, está completando 60 anos de atuação no mercado brasileiro. Apesar da atual crise enfrentada pelo setor, a empresa opera com expectativa de uma retomada do mercado de caminhões e crescimento da produção de no mínimo 25% em 2017.
De acordo com o vice-presidente e diretor geral da empresa na América do Sul, Silvio Barros, um terço dessa retomada virá de investimento e renovação de frota, outro terço pela regularização dos estoques das fabricantes de veículos pesados e mais um terço pela do aumento de financiamento através do Finame. “O setor de veículos pesados já enfrenta dois anos de recessão. É o primeiro a sofrer a queda, porém é também o primeiro a se recuperar”, disse o executivo.
Barros acrescentou que considerando a estabilização política do Brasil e a retomada do crescimento econômico – movidos principalmente pela agricultura, o investimento e o mercado consumidor, além do crescimento do índice de confiança – acreditamos que no segundo semestre de 2017 o setor deve se recuperar e, consequentemente, a Méritor voltará a crescer.
Nos 60 anos de atuação no Brasil, a Meritor produziu mais de 8 milhões de eixos, sendo que desse total mais de 3,5 milhões foram destinados a veículos comerciais. Atualmente, Ford, MAN Latin America, Volvo, Iveco, International, DAF, Mercedes-Benz e Agrale formam um bloco fabricantes de caminhões, ônibus e veículos especiais que utilizam componentes produzidos pela empresa para transmitir para as rodas a força do motor e da caixa de transmissão.
Silvio Barros destaca ainda que em 60 anos de atuação no mercado brasileiro a empresa enfrentou diversas dificuldades, porém considera o saldo geral bastante positivo. “A empresa inaugurou fábrica, expandiu suas instalações e se manteve bastante presente no mercado, buscando sempre tecnologias de ponta para o setor de transportes nacional”, acrescentou o executivo, destacando ainda que a empresa sempre desenvolveu produtos visando a maximização da relação custo x peso/eficiência e vinculou sua imagem a projetos sociais e à patrocínio de atividades esportivas (João Geraldo).