A Daimler Buses acaba de apresentar o Mercedes-Benz Future Bus com CityPilot, o ônibus urbano que rodou pela primeira vez de forma autônoma numa rota de aproximadamente 20 quilômetros nas proximidades de Amsterdam, na Holanda. Num trecho da maior linha de BRT (Bus Rapid Transit) da Europa, o veículo anda em velocidades de até 70 km/h, com precisão de centímetros nos pontos de embarque e semáforos. O veículo sai automaticamente, atravessa túneis, freia diante dos obstáculos e pedestres e se comunica com os semáforos. O motorista continua presente e monitora o sistema.

designO Mercedes-Benz Future Bus reconhece se a via é adequada para condução autônoma e informa ao motorista, que precisa apenas pressionar um botão para ativar o CityPilot. Uma condição fundamental é que ele não pressione o acelerador e nem o pedal do freio e também não movimente o volante, pois qualquer uma de suas operações se sobrepõe ao CityPilot. O motorista tem sempre a responsabilidade sobre a condução e pode assumir o comando a qualquer momento.

No caso de Amsterdam existem semáforos especiais à frente do ônibus. Duas luzes vermelhas lado a lado significam “Pare”, duas luzes brancas, uma acima da outra, significam “Siga”. As luzes brancas se acendem e o ônibus parte suavemente, seguindo sua faixa. Através de sistema de câmeras, o CityPilot reconhece os sinais luminosos. O veículo se comunica via Wi-Fi com a infraestrutura da via, recebendo informações sobre o status dos semáforos. Isso significa que o ônibus pode se aproveitar de uma “onda verde” de sinais de semáforos.

interno
O ônibus autônomo tem cerca de 12 metros de comprimento, o piso é baixo e o ônibus é dividido em três áreas. A chamada área de “serviço” fica na frente, junto ao motorista. A área “expressa” fica no meio do veículo, destinada às pessoas que farão pequenos percursos – elas ficam em pé, o que favorece o rápido fluxo de passageiros. Na parte traseira, localiza-se o “lounge”, onde os passageiros passam mais tempo – ali, os smartphones podem ser carregados sem fio. No cockpit o motorista recebe as informações necessárias e pode se concentrar totalmente em suas tarefas principais. Um sistema de passagens eletrônico elimina a venda e conferência convencional dos tíquetes pelo motorista. O sistema de passagens é um importante elemento da conectividade do ônibus.

De acordo com a empresa, uma das grandes vantagens dos BRTs para os planejadores de cidades e tráfego é que eles são fáceis de implantar, assim como baratos e flexíveis. Estes sistemas diminuem o trânsito, da mesma forma que as emissões de poluentes e ruído, aumentam a velocidade de deslocamento e, assim, melhoram a mobilidade urbana e a qualidade de vida em geral.

Dr. Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks & Buses: “Há quase dois anos, mostramos com nosso Highway Pilot que a condução autônoma tornará o transporte por caminhões em longas distâncias mais seguro e mais eficiente. Agora, estamos colocando esta tecnologia em nossos ônibus urbanos com o CityPilot. Este sistema é um desenvolvimento avançado do Highway Pilot, especialmente voltado às grandes cidades. Ele nos permite andar de forma parcialmente autônoma em faixas de ônibus especialmente demarcadas. Isso torna o transporte público mais seguro, eficiente e produtivo. Mais pessoas podem se deslocar de A para B com mais velocidade, pontualidade e conforto. Para benefício de todos: frotistas, motoristas e passageiros de ônibus”.