A Fras-le repetiu no segundo trimestre de 2015 o mesmo desempenho do primeiro semestre do ano e cresceu em todos os indiciadores. A receita bruta total de R$ 550,1 milhões, antes da consolidação, cresceu 7,0%;  a receita líquida consolidada avançou 6,7% e alcançou R$ 404,4 milhões, a receita líquida no mercado nacional foi de R$ 213,1 milhões ou 4,4% maior e a Receita líquida no mercado externo cresceu 9,4% chegando a R$ 191,3 milhões ou 9,4% superior ao 1S14.

De acordo com análise da empresa, o  desempenho das vendas no mercado nacional apresentou uma oscilação negativa nos volumes vendidos neste primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado. O atual cenário econômico do país fragilizado com o aumento da inflação e com taxas de juros mais elevadas causaram impacto direto no consumo. “Os segmentos de montadoras e sistemistas foram os que mais refletiram esses movimentos, mas o mercado de reposição também sentiu o reflexo da diminuição do fluxo de veículos pesados resultando no aumento da ociosidade da frota e reduzindo as manutenções”, destacou o diretor-superintendente e de relações com investidores da Fras-le, Pedro Ferro.

Em peças, a Fras-le produziu 22,9 milhões de unidades no segundo trimestre de 2015, uma queda de 3,3% sobre o mesmo período no ano passado. Durante o primeiro semestre de 2015 a produção em peças totalizou 44,6 milhões de unidades, ou 9,3 abaixo dos seis primeiros meses de 2014.  Os volumes de vendas que, em peças, somaram 20,8 milhões de unidades entre julho e setembro de 2015 caíram -15,8% em relação ao segundo trimestre de 2014.

No mercado externo, o mercado norte-americano continuou sendo um dos principais destinos das exportações da Companhia, com uma participação de 58% e que, junto com América do Sul (23%) e Europa (5%) respondem por 87% dos negócios externos totais.  Depois de ter exportado US$ 13,1 milhões no segundo trimestre, a Companhia fechou o semestre com US$ 34,2 milhões de exportação, uma oscilação negativa de 30,6%. Tal desempenho encontra justificativa na recente alteração na estrutura externa de vendas para o mercado norte americano, onde os clientes passaram a ser atendidos diretamente pela Fras-le North-America, provocando uma adequação nos níveis de estoque da unidade.

O executivo explica ainda que para blindar o negócio a empresa investiu no aprimoramento do atendimento nos seis primeiros meses do ano e ampliou a produção nas unidades do exterior para aumentar a disponibilidade de produtos aos clientes diminuindo o tempo de entrega. “Buscamos, neste semestre, concentrar esforços em ações para aumentar o desempenho do portfólio de vendas, além de fortalecer ações de reestruturação operacional e mercadológica consolidando a posição da Fras-le como importante player no mercado internacional com ganho de eficiência e com aumento de margem e, também através do retorno dos investimentos realizados na matriz e controladas”, afirmou Pedro Ferro. Ele lembra que os esforços internos foram realizados na operação Caxias do Sul e também nas unidades controladas. Para o segundo semestre, a Fras-le prevê a manutenção dos seus resultados, apesar das incertezas políticas e expressiva queda no volume de vendas das montadoras no mercado brasileiro .