mercedes-motorA Mercedes-Benz acaba desenvolver um motor-gerador de seis cilindros no chassi superarticulado, o 500UDA de 23 metros, com 4º eixo direcional, para um ônibus elétrico híbrido inédito no Brasil. A fabricante atendeu a uma solicitação feita pela parceira Eletra, empresa especializada na produção de veículos com tração elétrica. Chamado de Dual Bus e com tecnologia Eletra, o veículo é considerado híbrido e, quando utiliza apenas as baterias, a versão é elétrico puro. Mas também pode ser usado como trólebus, operando em áreas com rede aérea, quando necessário.  O modelo híbrido reduz significativamente a emissão de poluentes e pode chegar à zero na operação com o motor-gerador desligado.

“Esta parceria com a Eletra reafirma que a Mercedes-Benz apoia o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, a contribuição à mobilidade urbana e a sustentabilidade.”, afirma Curt Axthelm, gerente sênior de Marketing de Produto Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, a escolha pelo superarticulado O 500 UDA proporciona maior facilidade de operação, aspecto especialmente importante nas estações e terminais de passageiros”. O Dual Bus está sendo apresentado no 11º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, que acontece até amanhã (26/09), no Expo Center Norte, em São Paulo.