A Petrobras acaba de anunciar que os preços do diesel serão reajustados por períodos não inferiores a 15 dias. Essa era uma das questões levantadas pelos motoristas de caminhão que reclamavam sobre os aumentos quase diários do valor por litro. Durante o mês de março, por exemplo, houve quatro aumentos e duas reduções.
De acordo com pesquisa abrangendo 163 países – vide Globalpetrolprices.com –o preço do diesel ao consumidor final no Brasil é 18% inferior à média global e ocupa a 57ª posição, sendo, portanto, inferior aos preços observados em 106 países. Segundo a Petrobras, os preços do diesel nas refinarias correspondem a cerca de 54% do valor cobrado na bomba ao consumidor final.
A Petrobras anunciou ainda que a subsidiária Petrobras Distribuidora S.A. (BR), está desenvolvendo para implantação num período estimado em 90 dias cartão de pagamentos que viabilizará a compra por caminhoneiros de litros de diesel a preço fixo nos postos com a bandeira BR (Cartão Caminhoneiro). O Cartão Caminhoneiro servirá como uma opção de proteção da volatilidade de preços, garantindo assim a estabilidade durante a realização de viagens.