Se realizada de forma eficiente, a correta manutenção da frota consegue prolongar a vida útil dos veículos. Dotados de tecnologias cada vez mais limpas e eficientes, os caminhões cada vez mais estão ultrapassando a barreira do milhão de quilômetros rodados, mantendo-se opções atraentes para empresas e proprietários e retardando, assim, o custo de uma renovação da frota.

Conheça sete caminhões que ultrapassaram a marca de um milhão de quilômetros rodados no Brasil:

4VW 16.210 (Usina São Martinho)

Um dos orgulhos da Usina São Martinho tem nome e sobrenome: VW 16.210. O modelo foi comprado 0 km da fabricante, em 1986, e após 31 anos de casa alcançou a marca de mais de 1,5 milhões de quilômetros rodados.

O caminhão é o mais antigo da frota da empresa e tem como rota as cidades do interior paulista, como Pradópolis, Ribeirão Preto, Piracicaba e a capital paulista, e faz a média mensal de 4 mil quilômetros.

O assessor de tecnologia agrícola da empresa, Antonio Carlos Pelizari Pinto, afirma que, apesar de ser ultrapassado, mantém o VW 16.210 na frota pela boa disponibilidade mecânica e custo de manutenção baixo, e que óleos e lubrificantes, baterias e pneus são rotineiramente checados.