Formada por modelos tracionados com motores na faixa de potência de 220 a 620cv, a nova geração Scania chegou ao Brasil para substituir a bem-sucedida série 4, equipada com as cabines P, G e R. Além da tecnologia, segurança, conforto e menor consumo, os novos caminhões da marca que começam a ser produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, trazem ao mercado brasileiro um novo conceito na relação entre o produto e o segmento de transporte. Isso porque, entre outras coisas, a partir de agora o caminhão passa a ser tratado pela companhia como parte de um processo que entrega ao cliente uma solução sob medida de transporte.

barral
Sobre a nova geração, Roberto Barral afirma que somando todas as vantagens, a economia total de combustível poderá ser de até 12%

O vice-presidente de operações comerciais da Scania para a América Latina, Roberto Barral, alerta que a nova geração é o maior investimento da empresa no Brasil.  De acordo com ele, serão 2,6 bilhões de reais até 2020 e reforça que o lançamento coloca a Scania um passo à frente no que se refere à rentabilidade dos negócios dos clientes da marca. O executivo acrescentou que só a nova motorização, equipada com a nova tecnologia de alta pressão garantem até 8% de redução de consumo em relação aos motores da linha que está sendo substituída. “Somando todas as vantagens, a economia total de combustível poderá ser de até 12%”, acrescentou, incluindo 2% de ganho com a aerodinâmica e mais 2% das inovações em decorrência da nova geração da caixa de câmbio Opticruise. Aliás todos os modelos utilizam a mesma caixa.

CABINE S SCANIA
Cabine S tem piso totalmente plano e 2,07m de altura interna

Cabe lembrar que a última vez que a Scania lançou uma série nova de caminhões, a P, G e R, foi em 1995. De lá para cá, a empresa procedeu apenas atualizações, em três ocasiões, 2004, 2008 e 2013. Agora tudo é novo, a começar pelas cabines, unidades disponibilizadas em 19 tipos e mais de 500 opções de configurações, para atender 380 aplicações de transporte. Ainda sobre as cabines, em seu desenvolvimento tiveram a aerodinâmica testada em túnel de vento para reduzir consumo de diesel. O destaque fica para a versão  “S”  com 2,07 metros de altura entre o piso totalmente plano e o teto.

concreto scaniaA variedade de opções segue também em relação à motorização, com a oferta de cinco potências (220cv, 250cv e 280cv, dos motores de 7 litros), 280cv, 320cv 3 360cv, dos motores de 9 litros), 410cv, 450cv, 500cv e 540cv, dos motores de 13 litros) 620cv do motor V8 de 16 litros. A nova motorização, explicou, reduz consumo de diesel, de ruídos e emissões, tudo graças ao sistema de alta pressão de injeção de diesel com múltiplos pontos.

G 500 XTOutro ponto destacado pela Scania em relação à nova linha é o jeito diferente de ser comercializada pela rede. Os vendedores de terão um sistema singular, independente do perfil do transportador. A empresa concentrou sua experiência em caminhões, condições da indústria e necessidades reais dos transportadores para criar um sistema diferente de suporte de vendas.

Madereiro ScaniaTrata-se de uma ferramenta de vendas pela qual através das informações sobre o trabalho a ser desempenhado pelo caminhão, vai definir o que será preciso para se obter a máxima rentabilidade. Na lista entram de configurações entra, por exemplo, tipo de cabine, eixos, trações, potências, implemento, programa de manutenção e solução financeira. Em parceria com o cliente, a especificação proporcionará um nível de detalhamento que o veículo passará a ser apenas mais um item e será possível montar no mínimo 500 alternativas de tipos de caminhões”, explicou Barral.

Silvio Munhoz Diretor de Vendas Scania Brasil
Silvio Munhoz disse que os novos caminhões Scania são parte de um processo de solução sob medida para o cliente da marca

“Deixamos de ter lista de preços para termos um portifólio de aplicações, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a rentabilidade do transportador” disse Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania Brasil. O executivo acrescentou que hoje já existe maturidade para se discutir qual o produto certo para reduzir custos e melhorar a receita.

Junto com a nova geração a Scania passou a disponibilizar também o PMS Fleet Care, um serviço de gestão de frota coordenado pela rede de concessionários da marca. Fábio Souza, diretor de serviços da Scania no Brasil, afirmou que para garantir e mensurar a disponibilidade de uma frota é necessário o uso de ferramentas inteligentes e que o Fleet Care é o novo aliado do cliente. PMS significa Programa de Manutenção Scania.

Fábio Souza Diretor de Serviços Scania Brasil
Hoje temos condições de entregar serviços customizados mesmo que os veículos sejam iguais, afirmou Fábio Souza

Ele explica que o serviço conta com cinco pilares principais, sendo o primeiro deles, o Gestor de Frotas e cada cliente designado terá um para cuidar de seus veículos.  Costa acrescenta que o segundo pilar é Planejamento de Serviços, cujo gestor de frota vai garantir que o cronograma de manutenção e a utilização dos veículos sejam adaptados para atender o frotista da melhor forma possível. “Ele vai saber tudo que a frota precisa, especialmente das manutenções preventivas e corretivas. Dessa forma, o transportador não vai precisar investir em alguém que faça o planejamento de consertos”, acrescentou.

P 360 SCANIAOutro pilar do Fleet Care são os caminhões conectados (hoje no Brasil serão 15 mil no final do ano) e com Programa de Manutenção Scania. No caso dos PMS com Planos Flexíveis, a manutenção é feita de acordo com a operação de cada veículo. “Essa vantagem representa paradas otimizadas e serviço correto. O Plano Flexível reduz em até 16% o custo da manutenção e aumenta em 20% a disponibilidade do veículo”, disse Costa.

O quarto pilar é o motorista, porque o sistema de gestão detecta qual o jeito de dirigir que pode afetar esse ponto. Em conjunto com a concessionária, o gestor de frota consegue oferecer treinamento e acompanhamento adequado. Pelos estudos da Scania, o motorista bem treinado aumenta a disponibilidade do veículo e reduz em 10% o consumo de combustível.

Finalmente, o quinto pilar do Fleet Care é a conexão entre o transportador e todas as oficinas da rede no Brasil e também com eventuais estruturas Scania dentro de instalações dos transportadores (Serviços Dedicados). O objetivo é garantir desde o agendamento e planejamento dos recursos das oficinas para que o veículo fique parado o menor tempo possível.  “Essa gestão compartilhada permite até 75% de redução de tempo de permanência de oficina”, finalizou Fábio Costa.