O CEO do Grupo Volvo, Martin Lundstedt, em seu papel de co-presidente do Grupo Consultivo de Alto Nível sobre Transporte Sustentável, apresentou um relatório ao Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, contendo 10 recomendações sobre como o transporte sustentável pode promover o desenvolvimento sustentável. O documento conclui que a tecnologia irá impulsionar o progresso, e que todos os tipos de transporte devem ser feitos de modo tão eficiente quanto possível nas áreas onde eles são mais eficazes.

O relatório contém recomendações que incluem apelos para um aumento do financiamento internacional do desenvolvimento, legislação de apoio e incentivos para promover novas tecnologias de transporte. O relatório destaca ainda uma série de soluções de transporte sustentável, sendo ElectriCity – a linha de ônibus totalmente elétrica do Grupo Volvo na cidade de Gotemburgo (Suécia) – descrito como uma colaboração inovadora no campo do transporte.

“O transporte sustentável é um motor do desenvolvimento sustentável e uma condição prévia para o crescimento econômico, a erradicação da pobreza e o combate às alterações climáticas. A mudança para o transporte sustentável representa grandes oportunidades para a nossa indústria. O Grupo Volvo vai abraçar essas oportunidades através do desenvolvimento de novas tecnologias e novos modelos de negócios e trabalhando em conjunto com nossos clientes e toda a cadeia de valor “, disse Martin Lundstedt, CEO da Volvo Group.

Grupo Consultivo de Alto Nível independente sobre Transporte Sustentável foi criado em 2014 para formular recomendações sobre como o transporte sustentável pode promover o desenvolvimento sustentável.