Todos os anos, em outubro, lembramos das nossas crianças. A data comemorativa costuma ser festejada com presentes, mas deve ser também o momento para pensarmos sobre a importância da infância, um período da vida em que meninos e meninas estão em pleno desenvolvimento, e unir forças para fazermos uma grande mobilização a favor dos direitos básicos das crianças e adolescentes.

É preciso mudar conceitos antigos e criar uma cultura de proteção e cuidado das nossas crianças diante das mais diversas violências. As leis que determinam o respeito aos direitos das crianças são importantes, mas insuficientes. O que precisamos mesmo é do esforço de cada um de nós em garantir uma infância com bem estar, saúde, educação, lazer e convivência familiar.

As campanhas de conscientização ajudam e orientam a sociedade sobre a necessidade de denunciar suspeitas e confirmações de violências. Mas, assim que a campanha acaba, as denúncias já diminuem. Isto mostra que ainda estamos distantes da ideia de que proteger as crianças e os adolescentes é uma obrigação de todos nós e que isso precisa fazer parte de nosso cotidiano. Precisamos abrir nossos olhos, lembrar sempre que toda criança deve ser protegida, portanto não fazer diferença entre seus filhos e outras crianças.

Somente assim, todos juntos, teremos força e capacidade para enfrentar as violências cometidas contra as crianças. Cada um de nós é importante e pode fazer a diferença nesse tema tão importante. Lembremos nesse mês de outubro que, na verdade, todo mês e todo dia é dia de cuidar das crianças.

E você, amigo carreteiro, enquanto está na estrada também tem um importante papel de proteção de crianças e adolescentes. Caso suspeite ou presencie qualquer situação de violência, risco ou exploração sexual, denuncie. Se você estiver numa rodovia federal ligue 191 e em qualquer outra estrada ou lugar disque 100. Sua denuncia pode ser anônima mas vai fazer diferença na vida desta criança ou adolescente.

E mais: se você tiver uma história de proteção para contar, grave sua história no celular ou envie uma mensagem para a campanha Juntos na Estrada pela Infância, no número (11)96861-2665.

Para saber mais, acesse:

Childhood Brasil www.childhood.org.br

Programa Na Mão Certa www.namaocerta.org.br