Pelo quinto ano consecutivo, desde sua retomada da liderança do mercado brasileiro em 2016, a Mercedes-Benz se manteve à frente no volume de vendas de caminhões no País. Em 2020, a montadora registrou o licenciamento de 26.769 unidades, volume que garantiu participação de 31,6% e também colocou o Brasil como o maior mercado mundial da marca em vendas de caminhões, seguido por Alemanha e Turquia.
Comemorações à parte, em ano de pandemia a empresa sofreu retração de 4% no volume licenciamentos em relação a 2019, porém anunciou a continuidade da modernização de seus veículos, especialmente do trem de força (caixa de câmbio, motor e eixos)em 2021. As novidades previstas se estenderão ao desenvolvimento de novos produtos e serviços de conectividade. Também este ano, a fábrica de São Bernardo do Campo completa 65 anos de instalação no País.
Em 2020 a Mercedes-Benz se sobressaiu também com maior volume de licenciamento de caminhões extrapesados. As 13.195 unidades garantiram à marca 28,5% de participação no segmento. “Essa liderança é muito importante para nós, porque neste segmento não tem novatos. Nossos concorrentes são dedicados e competentes, por isso nossa conquista é muito importante”, disse Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
O caminhão extrapesado mais vendido da marca em 2020, pelo terceiro ano consecutivo, foi o Actros 2651 6×4, com 2.924 unidades licenciadas. “O Actros 2651 6×4 tem total aprovação do mercado, em especial no transporte de grãos. Diferente do passado, hoje a Mercedes-Benz é uma forte concorrente nesta categoria”, destacou Leoncini. A previsão de uma safra recorde mantém em alta a expectativas do executivo em relação às vendas do modelopara o agronegócio.
Com o Novo Actros e suas tecnologias, a montadora enxerga um horizonte ainda maior da marca no segmento. Ano passado foram emplacadas 637 unidades do novo veículo. “Estamos otimistas que o Novo Actros vai consolidar nossa liderança no segmento de extrapesados e nos ajudar a construir o sexto ano da marca à frente no mercado brasileiro de caminhões”, acrescentou.
Em janeiro deste ano a Mercedes se manteve na liderança com o total de 2.525 caminhões acima de 6 toneladas licenciadas. Foi também a marca com maior volumede vendas de extrapesados: 1.127 unidades emplacadas. Volvo ficou com 865; Scania, 610; MAN/Volkswagen, 377; DAF, 311 e Iveco com 131 unidades.
Assim como os concorrentes, a Mercedes-Benz sofreu recuo nas vendas de caminhões em 2020, porém, como outras montadoras, a gama de negócios vai além da produção e venda de veículos de carga. Um dos itens de grande relevância no setor são os planos de manutenção, importantes para todo transportador por garantirem maior disponibilidade do caminhão.
Dos caminhões novos da marca vendidos ano passado, 39% saíram com um dos cinco tipos de plano de manutenção disponibilizados (Best, Basic, Select, SelectPlus e Complete), registrando crescimento de 5% em relação ao resultado de 2019. Ainda segundo informações da montadora, o plano de manutenção esteve presente em seis de cada 10 extrapesados entregues aos clientes.
Outro ponto destacado pela Mercedes é o seu sistema de gestão de frota identificado como FleetBoard, ativo em 4.805 caminhões vendidos ano passado. A frota Mercedes-Benz conectada no País conta atualmente com pouco mais de 11.200 veículos com o sistema ativo, sendo 46% em caminhões extrapesados. Com o FleetBoard monitorando o caminhão, através dos serviços de conectividade, a redução do custo operacional pode chegar a 18% informa a Mercedes, sendo cerca 4,5% vindos do aumento de eficiência da condução.
USADOS– Os caminhões usados seminovos vêm ganhando espaço cada vez maior nos negócios das montadoras, especialmente porque ajudam a alavancar as vendas de modelos novos. Ano passado, as lojas SelecTrucks venderam 1.551 unidades, volume um pouco acima das 1.387 negociadas em 2019.
Roberto Leoncini disse que as vendas só não foram maiores em 2019 por falta de estoque de usados para atender a demanda do mercado. Lembrou que geralmente os seminovos são captados de clientes na renovação de frota, porém, com falta de caminhões novos para entregar, muitos clientes adiaram a troca.
A cada mês, aproximadamente 15% das vendas de caminhões Mercedes-Benz zero quilômetro têm envolvimento de usados nas negociações fechadas via lojas multimarcas SelecTrucks. Atualmente são 10 unidades instaladas em pontos estratégicos das regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste.
Outro braço de negócios da Mercedes-Benz também em ascensão ano passado está nas vendas de peças genuinas, Alliance e componentes Renov, que juntos cresceram 17% em 2020. A rede de atendimento Mercedes-Benz conta 181 concessionárias, 109 oficinas dedicadas, 10 lojas SelecTrucks e 4 Truck Center instalados em postos de combustível em rodovias. Ano passado a empresa começou a operar a loja virtual chamada Star Online para vendas de caminhões, vans, peças e serviços.