A lateral, flanco ou costado de um pneu contém informações relativas às suas capacidades, tamanhos, velocidade, série e tipo de construção entre outras.  Na área onde está a medida existem as seguintes informações: P: Indica que é para carro de passeio (Passenger Car); LT: Indica que é para camioneta (Light Truck); ST: Indica que é para Trailer (Special Trailer); T: Indica uso temporário (pneu de emergência).

Vejamos um pneu de carga na medida 295/80R22,5 104 T: 295 significa a largura da carcaça em milímetros (largura total); 80 é a série – ou a proporção entre a altura e largura. Nesse caso, a altura da secção do pneu corresponde a 80% de sua largura. A série é a medida da altura dividida pela largura. O R significa que o pneu tem carcaça de construção Radial; 22,5 é o diâmetro interno (ou o diâmetro da roda) para a qual foi fabricado; 104 é o índice de carga (ou quanto suporta de peso), lembrando que é somente exemplo, porque um índice e a capacidade devem ser consultados em tabelas próprias. O T é o índice de velocidade para o qual o pneu foi projetado. Como se trata de um índice, deve ser consultada uma tabela para se saber qual a velocidade máxima esse pneu suporta.

Outra informação importante é a data de fabricação. Na lateral do pneu existe uma sequência de letras e números que começa sempre com DOT (Departament of Transportation), órgão regulador desse assunto nos EUA. No final dessa sequência, os quatro últimos números significam a semana e o ano de fabricação.  Exemplo: 2315 significa que o pneu foi fabricado na vigésima terceira semana de 2015.      Essa informação é importante na hora da compra, para verificar se o produto não é de um estoque muito antigo podendo estar comprometido pela idade. Como o pneu possui 5 anos de garantia, é importante também para identificar quando foi fabricado e passa a ser o indicador do prazo de garantia.  Quando houver a marcação M+S na lateral significa que é um produto adequado à lama (MUD) e à neve (Snow). O país de fabricação também está sempre gravado na lateral de um pneu.

Existem outras informações não normatizadas no Brasil, mas que são exigidas em outros países. São elas treadwear, traction e temperature. Várias outras indicações estão presentes na lateral do pneu, mas por enquanto estamos divulgando as mais frequentes.

Esse Boletim é de responsabilidade do Consultor na área Automotiva Pesada, Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS – Truck Tire Specialist (Especialista em Pneus de Caminhão). Dúvidas poderão ser tiradas diretamente pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]