A MAN Latin America está expandido o mercado de seus caminhões 4×4, originalmente desenvolvidos para operações militares. A empresa comercializou cinquenta Worker 15.210 com a tração especial para aplicações civis nos mais diferentes segmentos. O veículo tem peso bruto total de 15 toneladas e está apto a rodar em qualquer tipo de terreno.

Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, ressalta que a estratégia é apresentar novas opções aos clientes, principalmente em um nicho não explorado pela empresa antes. “Por toda sua configuração, esse modelo já consagrado no setor militar se comprova ideal também para aplicações civis fora de estrada como o eletricitário, a de mineração, de construção e usinas, entre outros”, avalia. O veículo foi aprovado em testes rigorosos do Exército Brasileiro, que já adquiriu mais de cinco mil unidades nos últimos anos.

Worker 15.210 4×4 no setor de silvicultura

A JFI, especializada na prestação de serviços no setor de silvicultura, investiu no Worker 15.210 4×4, que está há três meses em operação. Com a adoção do Worker 4×4, o cliente pôde substituir ao mesmo tempo um caminhão cisterna e um trator com tanque. O novo modelo da Volkswagen roda em qualquer terreno, indo desde o açude para coletar água e entrando também na área de plantio na floresta, superando os muitos resíduos de madeira no trajeto, para irrigar plantações de eucalipto utilizado para fabricação de celulose em grandes empresas.

“Esse é um caminhão mais alto, com tração especial e um eixo diferencial a mais que faz a diferença na operação. E todo o conjunto nos representa um valor de investimento cerca de 50% menor do que os equipamentos que eram requeridos antes para a mesma atividade”, afirma José Carlos de Almeida, proprietário da JFI. Ao todo, ele conta com quatro unidades do Worker 15.210 4×4 distribuídos em suas operações em São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.