O caminhão usado é uma preocupação quando o assunto é a descarbonização do setor de transporte. Afinal, com menos tecnologia, são veículos que poluem e se tornam cada vez menos eficientes quando comparados aos caminhões zero quilômetro. A grande questão é que muitos caminhoneiros autônomos e pequenos frotistas não conseguem investir em uma renovação de frota.
A FPT oferece ao mercado uma solução de fábrica que substitui o motor a diesel de um caminhão usado, de qualquer marca, por um motor novo, de ciclo Otto, movido a gás natural e biometano. Trata-se do Repower FPT, que segundo a empresa, aumenta a vida útil do veículo proporcionando melhor desempenho e a disponibilidade do veículo, que estará sempre apto a trabalhar e gerar receitas. Além disso, o motor novo entrega consumo eficiente e menores emissões, já que agrega as últimas tecnologias em powertrain, em conformidade com a legislação em vigor.
Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina, explica que o público-alvo do Repower FPT são clientes e empresas que desejam aumentar a vida útil de máquinas e veículos, apostando na sustentabilidade e desempenho para aumentar a sua eficiência operacional, com menores custos.
“Essa visão compõe o conceito de lifecycle thinking do Iveco Group, em que os recursos são utilizados integralmente pelo maior tempo, produtos e materiais são recuperados e reutilizados até o fim da vida útil. Como parte desta estratégia, desde 2022 também ampliamos a oferta de motores remanufaturados da linha Original Reman FPT, para comerciais leves, caminhões e ônibus”, destacou.
A economia circular, conforme explica o executivo, faz todo o sentido para os negócios e ajuda a reduzir os impactos sobre as mudanças climáticas e o meio ambiente, com uma série de benefícios para quem compõe esse ciclo.
Motor novo em caminhão usado traz mais competitividade para o autônomo
Para o caminhoneiro, principalmente o autônomo que tem baixa competitividade para chegar a um veículo zero, a solução pode ser uma alternativa para melhorar o desempenho do caminhão e consequentemente o seu faturamento. “Ao optar pelo Repower FPT, o autônomo substituirá o motor usado por um motor novo que agrega tecnologia atualizada, trazendo eficiência de consumo de combustível e maiores intervalos de manutenção, o que resultará na melhor eficiência operacional”, afirmou Tavares.
O executivo lembra ainda que, em aplicações como fazendas sustentáveis ou aterros sanitários, em que o ecossistema seja capaz de produzir o próprio gás natural e biometano, o custo de combustível também poderá ser reduzido de forma considerável.
O Repower pode ser feito em qualquer caminhão que demande de um upgrade e tenha condição de receber um motor atualizado. E, vale ressaltar que manter as estruturas original do veículo. Apesar de ser um mercado novo, e ainda não ter como estimar o valor de revenda para o veículo que opte pela solução, Tavares acredita que não haja interferência, uma vez que o veículo será regularizado, como qualquer outro.
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