Será que no meio de uma rotina tão corrida é possível o caminhoneiro autônomo se atualizar? A resposta é sim.  No caso do caminhoneiro autônomo, responsável pelo seu próprio negócio, se atualizar não parece uma tarefa fácil. Afinal, ficar parado é sinônimo de perda de faturamento no final do mês. Porém, hoje existem diversas modalidades de cursos e treinamentos que permitem o autônomo se atualizar e se profissionalizar sem precisar se deslocar ou se ausentar por muitos dias parado.

A questão da disponibilidade é um dos fatores que impede o caminhoneiro autônomo de se atualizar com a mesma frequência e facilidade dos motoristas empregados. Porém, existem cursos, conforme explica Salete Marisa Argenton – Gerente Fabet São Paulo, com durabilidade menor e, também, com a possibilidade de serem feitos de maneira remota.

“Temos cursos presenciais de curta duração (dois dias), mais extensos de uma semana, online de um dia, em plataforma de ensino a distância, com videoaulas, dando a oportunidade para o autônomo estudar e se atualizar usando o seu tempo livre entre uma viagem e outra ou mesmo nos momentos de espera para uma carga ou descarga.

Também é importante para o autônomo que tem seu veículo agregado de forma fixa em uma operação, participar dos treinamentos que as transportadoras e embarcadores oferecem aos demais motoristas de frota própria. Quem tem o desejo de buscar a melhoria continua, sempre encontrará uma boa alternativa”, destacou Salete.

5 dicas para conseguir melhores fretes

Outro fator de impedimento dos autônomos é a questão do investimento afinal uma das principais queixas da categoria é o frete defasado e o aumento dos insumos. Mas, Salete faz um alerta sobre essa preocupação e acredita que em pouco tempo o profissional consegue recuperar o valor investido com a economia que gera no dia a dia.

Para um curso de especialização, envolvendo todos os temas técnicos de mecânica para condutores, direção econômica, tecnologias, segurança, legislação do transporte e desenvolvimento comportamental, com duração de uma semana, o retorno, segundo Salete se inicia no próximo abastecimento e em menos de 30 dias o curso foi pago apenas com a redução dos custos de operação.

No caso de cursos de curta duração e específicos, os resultados são rápidos e imediatos também, exemplo: Curso de Direção Econômica – resultado em redução de consumo de combustível, pneus, freios, aumento da vida útil de componentes e etc…

“Porém, mais do que retorno financeiro, com resultados quantitativos, é o retorno em resultados qualitativos, desenvolvendo suas habilidades sociais tão importantes na atualidade, para inclusive ter uma vida mais feliz diante das adversidades do dia a dia, das relações de trabalho e da própria vida pessoal. Enfim, o investimento sempre valerá muito a pena a trará resultados surpreendentes. O autônomo pode buscar mais informações no nosso site www.fabetsp.com.br, por um dos nossos telefones e demais redes sócias e conversar com um dos nossos profissionais que estarão sempre à disposição para tirar dúvidas e explicar as diferentes possibilidades de treinamentos”, explicou.

Para Salete, da Fabet, o autônomo precisa estar em constante atualização para também oferecer um serviço de qualidade, conduzir o seu veículo com segurança e eficiência, aprender a lidar com as adversidades do cotidiano das operações, conhecer das inovações e tecnologias do setor, estar atento as mudanças do mercado e ter todas as habilidades e competências de um micro empresário, incluindo as habilidades sociais e a gerir os custos de forma profissionalizada.

Como o caminhoneiro autônomo pode dar o primeiro passo?

O autônomo pode entrar em contato com a FABET por diferentes canais abaixo, pode entrar no site www.fabetsp.com.br , por um dos nossos telefones e demais redes sócias e conversar com um dos nossos profissionais que estarão sempre à disposição para tirar dúvidas e explicar as diferentes possibilidades de treinamentos.   

No Instagram: @fabetsp

Facebook: Fabet São Paulo

Telefone filial São Paulo: (11) 4708-1784 / 8072 e  (49) 9918-8844 ou 9966-9983