Muitos caminhoneiros têm dúvidas sobre quando considerar o consórcio para troca do caminhão. A decisão vai depender diretamente da necessidade e planejamento de cada profissional. Para aqueles que não se planejaram com antecedência para essa renovação o consórcio para troca do caminhão pode não ser uma boa opção. Afinal, é preciso tempo para ser contemplado e poder utilizar o crédito na compra de um veículo novo ou seminovo. Porém, para  aqueles que se organizaram, o consórcio para troca do caminhão pode ser ser considerado como uma boa alternativa. 

Atualmente com a taxa de juros aumentando e a possibilidade dela se manter nesse patamar de 13,75%, o custo financeiro para o cliente ir ate o banco adquirir um dinheiro vai ser bem maior. E o consorcio passa ser uma boa opção. O segmento de veículos pesados tem vendido recorde de credito de consorcio. 

Consorcio 1

Para Rodrigo Clemente, diretor comercial do consórcio Scania  a modalidade, de uma maneira geral, serve como uma forma planejada de adquirir um bem. “Hoje, o consórcio Scania tem um grande público e foca no autônomo, justamente para oferecer a possibilidade de um crédito intermediário para ter acesso a um dinheiro a um custo bem menor em relação a um financiamento bancário. Além disso, o motorista tem a possibilidade de adquirir um caminhão seminovo ou zero dependendo do perfil, assim como implemento rodoviário”, explicou.

Clemente faz questão de ressaltar que é importante o caminhoneiro entender que o consórcio passa por uma etapa de investimento, já que o acesso a carta de crédito acontece apenas após contemplação. Por esse motivo é imprescindível que o cliente tenha um planejamento para poder adquirir o bem. No caso do prazo ser curto para adquirir o bem, Clemente acredita que o consórcio não é a melhor opção para ele.

Consórcio para troca de caminhão: prazo de contemplação

O prazo para contemplação pode variar conforme o grupo escolhido. “Se o cliente entrar em um grupo de 36 meses com certeza ele vai ter acesso ao crédito antecipadamente. Porém, o autônomo muitas vezes quando adquiri uma carta de crédito ele deseja pagar em um prazo muito mais alongado (100 meses). Então, para esse perfil de cliente, o processo de contemplação pode variar em torno de 20 a 30 meses. Porém, se o cliente decide dar ofertas de lance, existe a possibilidade de acelerar a contemplação. Então o cliente que necessita ter o dinheiro disponível em um curto espaço de tempo ele faz oferta do lance, onde ele entra com recursos próprios para acelerar”, afirma.

Vantagens do consórcio para troca do caminhão

Entre as principais vantagens do consórcio para o autônomo estão o custo financeiro e menor burocracia para aquisição de crédito. O consórcio, conforme explica Clemente, como é legislado pelo banco central é necessário entrar em um processo de aprovação de crédito. Porém, é muito menos burocrático do que do sistema financiamento bancário. Afinal, o cliente já pagou parte do crédito para ter acesso a esse recurso.

Outro grande diferencial do consórcio é o custo financeiro pois não tem taxa de juros. Ele vai pagar taxa de administração ao longo de todo prazo. A taxa de administração é de 14% diluído em 100 meses – prazo geralmente escolhido pelos autônomo. Assim por mês, esse custo será de 0,14%.

Hoje a taxa de juros para uma operação de credito bancário varia entre 1,35% a 1,40% ao mês. E isso vale para aqueles clientes que já tem um poder de aquisição de credito boa.

consorcio para troca de camihao custo

Consórcio Scania

O consorcio foi criado para ser atrativo e abrir a possibilidade de todos terem acesso a bens de consumo e de produção. É uma das maneiras mais democrática de acesso ao crédito principalmente para os clientes de entrada. O consórcio Scania tem grupos de 300 a 400 participantes onde todos pagam um percentual mensal. Todos os meses acontece uma assembleia  para uma contemplação por sorteio e dois por oferta de lances. 

“Hoje temos uma carteira em torno de 14 mil clientes ativos, administramos em torno de R$ 8 bilhões em crédito, e o percentual de autônomo é de 60%. Com a carta de crédito em mãos o cliente pode se dirigir a um dos concessionários para viabilizar a aquisição de um caminhão seminovo com mais segurança e garantia de 90 dias”.

Dentro do consórcio Scania  existem planos menores para implementos rodoviários e  carta de credito que variam de 100 mil reais a 1 milhão de reais. Assim o cliente tem um leque de opções para escolher dentro do seu perfil. “Nossos consultores estão espalhados pelo Brasil inteiro e são aptos para vender tanto as carta de crédito de consórcio quanto os veículo novos e usados. Sendo possível, uma consultoria completa de acordo com a necessidade de cada cliente”. 

 

Idade média dos caminhões interfere na negociação do frete?