O novo cornavírus parou o Brasil. Lojas, restaurantes, shopping, entre outros estabelecimentos estão com as portas fechadas. Mas, os caminhões não pararam. Estão trabalhando intensamente para manter o País abastecido e tornar menos traumático esse período da quarentena para os brasileiros.
Mas, por conta de todas essas mudanças os caminhoneiros estão enfrentando uma série de dificuldades nas estradas. Entre elas, segurança na hora de carregar e descarregar e locais para fazer a suas refeições e manutenção de seus caminhões. Mas, e se os caminhão quebrar? Como fazer manutenção na quarentena?

Alguns serviços como borracharia e mecânica já foram considerados essenciais, mas, segundo os motoristas não é tão fácil encontrar esses estabelecimentos funcionando de maneira regular.

Conversamos com algumas fabricantes de caminhões para saber de que maneira as concessionárias estão se organizando e trabalhando para atender os seus clientes.

4SCANIA

A Scania informou que está oferecendo todo o apoio aos clientes e para isso, toda a rede de concessionárias continua funcionando praticamente 100%. “Para evitar aglomerações nas oficinas, estamos incentivando o agendamento de serviços. Colocamos em prática um rigoroso processo de higienização de todas as etapas, com o objetivo de proteger o cliente e a equipe Scania”, explicou Roberto Barral vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

A Scania destaca os programas de manutenção que são cobrados por km rodado, ou seja, se o cliente não rodou, não paga; o que tem feito a diferença no fluxo de caixa dos clientes.

O abastecimento de peças de reposição à rede e aos clientes continua regular e prioritário. Até o momento, a Scania informou que há alta disponibilidade em Vinhedo, interior de São Paulo.

scania plano manutencao

Os caminhoneiros que fizerem manutenção nas Casas Scania ganharão um kit de alimentação (e a maioria também com álcool em gel). Reforçando que o kit é para quem for fazer manutenção da rede. “O kit comprova a nossa real preocupação com o bem estar do cliente. A alimentação ajuda o caminhoneiro a ficar tranquilo ao seguir caminho até encontrar um local para a próxima refeição”, complementou Barral.

Nas concessionárias, rígidos processos de higienização estão sendo colocados em prática desde o início da quarentena. Confira alguns cuidados:

  • Aumento de agendamentos para evitar aglomerações nas concessionárias
  • Receber veículos: reservando locais específicos, higienização do mecânico, procedimento de higienização do motorista (em local fora da oficina).
  • Limpeza intensa dos locais de maior frequência de uso do motorista: maçanetas, painel, volante, grade frontal, chaves.
  • Para o serviço, forrando volante, banco e assoalho com capas descartáveis.
  • Refazendo todo o processo de higienização do veículo antes da entrega ao cliente.
  • Mantendo distância entre os motoristas nas áreas de atendimento e espera.
  • Disponibilizando álcool gel em diversos pontos.
  • Recomendações severas de higiene seguidas também nas instalações dos clientes (Serviços Dedicados) e atendimentos remotos (nas operações fora de estrada, por exemplo, mineração).

Os serviço 24h continua operando normalmente:

  • Scania Assistance atuando normalmente em todas as regiões: 0800 019 4224.
  • Assistance: Ao chegar ao local, o técnico coloca máscara, desinfeta as mãos com álcool gel e depois entrega outra máscara ao motorista.
  • Assistance: caso entre na cabine, técnico usará máscara, luvas e aplicará desinfetante e/ou álcool gel nas superfícies. Esperar 15 minutos.