O superaquecimento dos freios pode acontecer pelo uso frequente do componente e pode provocar e consequente aceleração no desgaste dos materiais de atrito, como também de todo o sistema de freio. A forma de condução “agressiva” e as altas velocidades, assim como o excesso de carga também são fatores que contribuem para a forte concentração de calor nesses componentes.

Outra causa comum para o superaquecimento dos freios em caminhões são os trajetos em regiões montanhosas, que exigem mais intensidade do uso dos freios, principalmente quando o motorista não respeita as regras de boa condução, como usar a marcha correta ou o emprego dos recursos de redução de velocidade, como exemplo, o freio motor.Uma vez superaquecido, também todos os componentes desse sistema de frenagem, como pastilhas, discos, lonas, tambores sofrem danos, além da perda de capacidade de frenagem no veículo.

Como evitar o superaquecimento dos freios

O coordenador de Assistência Técnica da Fras-le, Ademir Menegat, explica que para proteger o freio do conjunto cavalo mecânico e semirreboque é importante evitar o uso abusivo do freio do implemento, desprezando a utilização dos recursos de redução de velocidade nos declives, praticar a previsibilidade na direção, respeitar a distância mínima recomentada ao veículo da frente, e observar se os componentes do sistema estejam gastos ou danificados.

Menegat destaca que o excesso de cargas ou tráfego nas regiões urbanas, situações comuns enfrentadas pelos caminhões, também colocam os freios sempre à prova. Assim, a manutenção dos freios deve obedecer a periodicidade recomendada pelos fabricantes do sistema de freios, pois isso é fundamental para a segurança do condutor, e também para a vida útil de todo o sistema de frenagem. Uma dica importante é manter sempre a originalidade no sistema de freio, não alterando as características originais dos recursos oferecidos, como ABS, ajustadores automáticos, válvulas, e dimensionais da suspensão e freio.