Com fábricas instaladas na Tailândia, Vietnã, Quênia e Argélia – esta última ainda em construção – e vendas globais de 600 mil unidades/ano (90% delas são veículos comerciais), a chinesa Foton, uma das maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo, após oito anos vai dar apoio e cooperação à sua representante brasileira, a Foton Aumark do Brasil.

A parceria comercial entre a Foton Aumark – empresa 100% brasileira – e a gigante chinesa foi estabelecida em 2010, quando também se deu início da importação para o mercado brasileiro de veículos comerciais semileves da marca.

Os primeiros modelos foram o Foton Aumark 311 (para 3,5 toneladas), Aumark 614 (para 6 toneladas) e Aumark 917 (para 9 toneladas, todos equipados com motores Cummins de 2.8 e 3.8 litros e transmissão ZF com overdrive.imagem release 1561550

Desde então, a operação comercial administrada pela representante brasileira se concentra nas vendas da linha de veículos comerciais leves e atuando de forma exclusiva no País, tanto para nacionalização dos produtos, criação e expansão da rede de concessionárias, como para fabricação, importação e venda dos produtos da marca.

Em 2017, a empresa lançou as famílias Minitruck (com três diferentes versões com capacidade de carga de 3,5 toneladas) e a Citytruck (caminhão leve para 10 toneladas, desenvolvido para ao mercado brasileiro com 65% de conteúdo local).

FÁBRICA NO BRASIL

No início de 2014, Foton Aumark deu o pontapé inicial para a construção de sua fábrica em terreno de 1,5 milhão de metros quadrados, localizado no município de Guaíba/RS. Com área construída de 200 mil metros quadrados, a conclusão da obra era prevista para o final de 2015.

Na ocasião, o presidente da Foton Aumark e maior investidor no negócio, Luiz Carlos Mendonça de Barros, disse que a matriz da Foton entraria na parceria com a parte técnica dos produtos.

Operando com um turno de produção, a fábrica teria capacidade para a produção de 21 mil caminhões, para abastecer os mercados do Brasil e de outros países da América do Sul. A meta era conquistar 5% do mercado brasileiro após oito anos de operação.

Porém, a desaceleração da economia brasileira que levou à queda da produção e vendas de veículos automotores adiou os planos da construção da fábrica em Guaíba.

A solução adotada pela representante brasileira foi montar seus caminhões dentro das instalações da Agrale, em Caxias do Sul, aonde se encontra até hoje produzindo modelos de 35, 6 e 10 toneladas de PBT. A operação teve início em agosto de 2016, com 65% de índice de nacionalização.

Agora, o objetivo da companhia chinesa é intensificar sua presença no Brasil “para atuar de forma estratégica e intensa, incrementando toda a operação até então já existente”. Isso o Brasil faz parte de um plano estratégico da gigante chinesa para que a marca atue mais ativamente no mercado ocidental.

Na visão da matriz, essa ação permitirá elevar os padrões dos veículos para concorrer com produtos de empresas de origem europeia instalados há vários anos nestes mercados.

Cabe lembrar que na China a Foton mantém parceria estratégica com a Daimler em seus caminhões pesados. Inclusive o maior modelo da marca utiliza a cabine do Mercedes-Benz produzido atualmente par ao mercado europeu.

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Luiz Carlos Mendonça de Barros, CEO da Foton Almark do Brasil

Pelo anúncio da Foton, a partir de agora a operação da empresa no Brasil passa a contar com a cooperação da matriz chinesa através da sua subsidiária brasileira, para intensificar sua atuação no mercado nacional.

 

O objetivo é se estabelecer no País e operar em sinergia com a representante brasileiro, uma vez que a matriz definiu o mercado de caminhões do Brasil como um dos mais estratégicos e importantes em seu plano de expansão, por ser o maior da América Latina e sétimo do mundo.

Também está no radar da matriz chinesa a possibilidade de comercializar seus produtos em outros países da região latino-americana, já que a localização da futura fábrica, no Rio Grande do Sul, foi estrategicamente escolhida por apresentar uma logística eficiente.

Márcio Vita, CEO da unidade brasileira, afirmou que a parceria possibilita à empresa ganhar mais musculatura para atuar no mercado brasileiro e ser respaldado pela matriz.

Pelo lado da Foton, o executivo responsável pelos negócios da marca no Brasil, Darren Lu, declarou que a empresa entende ser este o momento mais apropriado para o início dessa nova etapa, agora com cooperação direta da matriz na operação.

O objetivo da brasileira Foton Aumark a partir de agora é o abastecimento do mercado brasileiro, tanto com veículos produzidos localmente como com produtos do portfólio da matriz na China, após avaliação considerando a demanda e conveniência do mercado e também o lançamento de novos modelos mais rapidamente.